Assembleia aprova projeto que torna Cruz Machado Capital Estadual da Erva-Mate Sombreada » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Assembleia aprova projeto que torna Cruz Machado Capital Estadual da Erva-Mate Sombreada


24 de junho de 2020

Divulgação / Ilustrativa

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta quarta-feira, 24 de junho, em primeira discussão, o projeto de lei que torna Cruz Machado a “Capital Estadual da Erva-Mate Sombreada”. De autoria do deputado Hussein Bakri (PSD), a proposta é mais um reconhecimento à importância do produto para todo o Sul do Paraná. Também por proposição do Líder do Governo, o dia 02 de fevereiro já foi incluído no calendário oficial de eventos do Estado como o “Dia do Produtor da Erva-Mate”.

“Essa é uma justa homenagem não só a Cruz Machado, mas a todo o Vale do Iguaçu. Nossa região é a maior produtora de erva-mate sombreada do país e tem uma cadeia produtiva fortíssima e de qualidade mundialmente reconhecida. Além de gerar emprego e renda a quase 100 mil famílias, esse método conserva a floresta nativa e garante a produção de uma forma ecologicamente correta”, destacou Hussein Bakri, que não participou da sessão por estar cumprindo quarentena em casa, desde o último dia 12, quando testou positivo para o novo Coronavírus.

Atualmente, Cruz Machado produz cerca de 92 mil toneladas de erva-mate sombreada por ano, que abastecem mais de 10 indústrias do ramo. O sombreamento, que garante um sabor diferenciado ao produto, se dá de duas formas: a partir do plantio de outras espécies de árvores na área do cultivo ou efetuando-se o plantio de mudas de erva-mate onde já existem árvores de outras espécies estabelecidas.

O reconhecimento simbólico previsto no projeto aprovado nesta quarta-feira é mais um passo de Hussein Bakri na luta para fortalecer a cadeia produtiva da erva-mate. No ano passado, o parlamentar levou o Conselho Gestor da Erva-Mate do Vale do Iguaçu (Cogemate) a uma reunião no Palácio Iguaçu com o Governador Ratinho Junior. Na oportunidade, o Chefe do Executivo lembrou que a erva-mate está presente no brasão do Estado e se comprometeu a incentivar o desenvolvimento do cultivo do produto, que, na visão dele, pode ser o propulsor de incentivo ao turismo, geração de emprego e industrialização da cadeia de alimentos na região Sul do Paraná.

Segundo o Líder do Governo, vários dos pontos apresentados ao Governador na ocasião vêm sendo debatidos internamente pelos órgãos competentes dentro do Executivo estadual. A pauta inclui a criação do Arranjo Produtivo Local (APL); de uma zona franca; de leis estaduais de manejo sustentável, que amparem o cultivo do produto em meio à mata nativa; o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas; o marketing institucional em cima do produto; e o fomento ao turismo.

Outros dois itens foram encampados pelo próprio Hussein Bakri. A regulamentação do plantio de árvores próximas às linhas de energia elétrica foi proposta pelo parlamentar em parceria com a Copel e tornou-se lei em dezembro, sob o número 20.081/2019. Pela nova legislação, a faixa de segurança mínima deve ser de 15 metros de cada lado da rede e a altura máxima das árvores não pode ultrapassar 3 metros. Além disso, Bakri vem discutindo com a Secretaria de Estado da Educação a inclusão do chá ou suco de erva-mate na merenda escolar.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]

Polícia Militar de Porto União realiza campanha Natal Solidário

A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União iniciou a campanha de natal, com intuito de arrecadar doces, os quais serão distribuídos às crianças do município.  As doações poderão ser entregues na sede da Polícia Militar em Porto União, situada na Rua Nilo Peçanha, 1435 – Bairro São Pedro, até o […]

Produtor de Porto União é um dos vencedores do concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte 2024

Elisandro Scolaro, produtor do Distrito de São Miguel da Serra em Porto União, foi um dos vencedores na categoria vinho tinto do Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte 2024. Sua nota foi de 83,3. O resultado foi divulgado na tarde desta quinta-feira, 21, em live transmitida pelo Grupo de Fruticultura do […]