Danos são registrados em diversos municípios da Amsulpar » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Danos são registrados em diversos municípios da Amsulpar


1 de julho de 2020

São Mateus do Sul – Divulgação

Algumas cidades que fazem parte da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar) tiveram grandes danos ocorridos pelo temporal. Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar trabalharam para atender a todos os chamados.

Em Antônio Olinto apenas alguns galhos de árvores voaram e algumas casas foram destelhadas, sem nenhuma vítima, apenas danos materiais que não foram graves, assim enfatizou o Prefeito, Fábio Machiavelli em entrevista ao Jornal Colmeia.

Já em Porto Vitória, na área central, houve queda de árvores, assim como no interior que foi mais atingido. Além da queda de árvores, postes caíram e cabos de energia estouraram, deixando muitas linhas do interior do município sem energia elétrica até a manhã dessa quarta-feira, 01 de julho, relatou o prefeito interino, Francisco Xavier Kampmann ao Jornal Colmeia.

Bituruna – Divulgação

Bituruna também contabilizou muitos estragos com várias comunidades do interior ainda sem energia elétrica pela manhã dessa quarta-feira, 01. Houve também problemas com telefone e internet, além de árvores caídas na área central e nos acessos como a PR170, salientou o prefeito Claudinei de Paula Castilho.

São Mateus do Sul – Divulgação

São Mateus do Sul, conforme palavras do prefeito Luiz Adyr, registrou tombamento de árvores, destelhamento de casas e na localidade da Divisa, uma igreja foi destelhada com o forte vento, fazendo com que o eternit voasse a uma distância considerável. Na localidade de Santana, também no interior da cidade, um produtor de leite teve o desmonte de seu barracão que acabou caindo em cima de seu trator e outro veículo. Um levantamento está sendo feito com a Defesa Civil sobre os estragos para ter uma noção mais exata de quão grande foram os danos. Houve o desligamento de energia elétrica em muitas comunidades. No Centro de São Mateus do Sul, as fachadas da Farmácia Nossa Farma e loja Peluche também foram danificadas.

São Mateus do Sul – Divulgação

A Secretaria de Obras de Mallet fez um levantamento pela manhã dessa quarta-feira, 01, sobre os estragos causados pelo temporal. Na área central, houve o rompimento de cabos de energia elétrica por volta das 16h e toda a cidade ficou sem luz, retornando após as 21h. Alguns bairros permaneceram sem energia elétrica ainda pela manhã. A Sanepar teve problemas nas linhas de transmissão e, as bombas que fornecem água ao município foram desligadas, deixando boa parte dos moradores sem água. Algumas tendas montadas no Parque dos Imigrantes foram danificadas, assim como no setor de triagem no Centro de Eventos. Essas tendas foram montadas como barreira sanitária. Os Bombeiros Comunitários foram acionados na BR 153 para fazer o corte e manejo de diversas árvores que foram arremessadas a rodovia.

União da Vitória – Defesa Civil

Em União da Vitória, o coordenador da Defesa Civil de União da Vitória, Douglas Malschitzky, enfatizou a realização de atendimentos para auxiliar os mais afetados. “A Defesa Civil de União da Vitória, realizou atendimento emergencial com entrega de lona em residências, porém não conseguimos mensurar o número de casas atingidas com o vendaval no dia de ontem. Muitas residências tiveram pequenas avarias nos telhados e não precisaram auxílio da Defesa Civil. Houve também, quedas de algumas árvores tanto no perímetro urbano quanto no interior do município, onde a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Obras e Corpo de Bombeiros estão realizando a remoção das mesmas”.

União da Vitória – Defesa Civil


A Companhia Paranaense de Energia também segue com os trabalhos para normalizar o fornecimento de energia elétrica tanto em União da Vitória, quanto em Cruz Machado, que também registrou quedas de árvores e destelhamentos de residências. O município ficou praticamente 24h sem luz, sinal telefônico e internet, sendo que nesta tarde de quarta-feira, 01, boa parte do município já conta com o restabelecimento.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]