Dia Nacional do Bombeiro, acompanhe a história desta data de homenagem aos heróis do fogo » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Dia Nacional do Bombeiro, acompanhe a história desta data de homenagem aos heróis do fogo


2 de julho de 2020

Corpo de Bombeiros do Paraná

Hoje, nesta quinta-feira, 02 de julho, se comemora o Dia Nacional Bombeiro Brasileiro. Sendo que a escolha desta data, para homenagear todos os heróis que arriscam suas vidas diariamente no combate a incêndios, atendimento a acidentes e tantas outras situações de extremo risco, é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado no dia 02 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, sob o comando do major João Batista de Morais Antas.

Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do decreto/lei nº 35.309, de 02 de abril de 1954, sendo a partir desta mesma lei, definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.  De acordo com pesquisas, antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.

Entretanto, é importante ressaltar que esses profissionais, além de apagar incêndios, também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliam pessoas que enfrentam situações de grande stress, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes.

Hoje em dia podemos acessar o Corpo de Bombeiros através do telefone 193, um número que atende localidades de todo o país. Mas é necessário destacar que esse número deve ser preservado de trotes e brincadeiras de mau gosto, pois podem atrapalhar no salvamento de vidas que estejam realmente em perigo.

Ainda nesta data, muitos estão neste exato momento atuando no atendimento aos danos causados pelo forte temporal que atingiu diversos municípios de Santa Catarina e Paraná na tarde de quinta-feira, 30 de junho. Além de que, estão enfrentando uma nova rotina de cuidados impostos pela pandemia da Covid-19 (novo Coronavírus).

O Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Porto União, Capitão Marcos Luciano Colla, deixa sua mensagem de parabéns a todos os colegas de profissão, que estão sempre à disposição para o bem da sociedade.

Corpo de Bombeiros de Santa Catarina

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos

O boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul atualizado na manhã desta sexta-feira (3) confirmou 31 pessoas mortas, 56 feridas e 74 desaparecidas em todo o estado, por causa das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira 30. Há ainda 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 […]

União da Vitória se une em solidariedade ao Rio Grande do Sul

A Prefeitura de União da Vitória, em colaboração com a Cáritas de União da Vitória, está lançando uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar o Estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta momentos de tensão e desafios devido às inundações e chuvas torrenciais. Assim como em 2023, quando União da Vitória recebeu assistência […]