Hospitais APMI e São Camilo recebem os respiradores importados da Suécia » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Hospitais APMI e São Camilo recebem os respiradores importados da Suécia


3 de julho de 2020

Adriano Dziduk – Rádio Colmeia

A entrega dos seis respiradores para o Hospital Maternidade APMI e Hospital São Camilo foi realizada na manhã desta sexta-feira, 03 de julho, em rápida cerimônia na sede da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória. São respiradores importados da Suécia no valor de R$ 84 mil reais cada. A decisão da compra foi conjunta entre os nove municípios que fazem parte da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar). “Teremos mais ferramentas caso se agrave muito a situação em União da Vitória”, afirmou o prefeito Santin Roveda.

A compra de seis desses respiradores é proveniente de recursos dos pagamentos de penas pecuniárias, vindos da comarca de União da Vitória, que totalizam o valor de R$ 613 mil reais. Segundo o juiz Emerson Luciano Prado Spak, esse dinheiro destinado a saúde “já seria convertido para a comunidade de outras formas (…) em projetos sociais (…) e em razão específica da pandemia foi direcionado exclusivamente para a área da saúde”.

Para o chefe da 6ª Regional de Saúde, Ricardo Krzyzanowski, com o aumento no número de casos de Covid-19 em todo o Paraná, “esses respiradores vão ser muito bem utilizados pelos hospitais e vão poder salvar muitas vidas da nossa população”.

Ficou decidido pelo Governo do Estado que, os hospitais ficarão com três respiradores cada e, daqui alguns dias, mais dois serão enviados para o município, sendo divididos igualmente. A compra de mais dois respiradores foi anunciada pelo deputado Hussein Bakri com exclusividade à Rádio Colmeia, no dia 23 de abril (veja aqui).

Segundo ele, o pedido destes já foi feito, “O estado do Paraná é reconhecidamente o estado que tem comprando mais barato os equipamentos”. Além de equipamentos, foram contratados mais 20 profissionais da área da saúde e mais de 20 leitos estão à disposição da população de União da Vitória e região.

Agora no inverno a preocupação com os leitos hospitalares cresce, “hoje nós temos uma ocupação dos leitos que são gerais de 60% e, os leitos exclusivos para Covid, hoje nós temos uma ocupação de 33%, isso é importante para a população”, disse Krzyzanowski, pois o atendimento a outros tipos de doença não podem parar.

O hospital tem uma demanda grande de atendimento, principalmente com a chegada das temperaturas mais amenas. Os leitos de UTI geral, neonatal e pediátrica normalmente já demandam uma grande necessidade de respiradores e, com a chegada desses equipamentos “ele amplia a nossa capacidade de atendimento para os pacientes que necessitarem por Covid”, colocou a representante do Hospital APMI, Antonia Bilinski da APMI.

Acompanhe o vídeo da solenidade AQUI

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos

O boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul atualizado na manhã desta sexta-feira (3) confirmou 31 pessoas mortas, 56 feridas e 74 desaparecidas em todo o estado, por causa das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira 30. Há ainda 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 […]

União da Vitória se une em solidariedade ao Rio Grande do Sul

A Prefeitura de União da Vitória, em colaboração com a Cáritas de União da Vitória, está lançando uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar o Estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta momentos de tensão e desafios devido às inundações e chuvas torrenciais. Assim como em 2023, quando União da Vitória recebeu assistência […]