Comerciantes das Gêmeas do Iguaçu emitem manifesto aos setores de segurança pública e poder judiciário » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Comerciantes das Gêmeas do Iguaçu emitem manifesto aos setores de segurança pública e poder judiciário


26 de agosto de 2020

Ilustrativa

Após recente onda de furtos nos comércios dos municípios vizinhos de União da Vitória e Porto União, os comerciantes locais emitiram um manifesto nessa terça-feira, 25 de agosto. Na carta foi pedido aos setores de segurança pública e poder judiciário, mais atenção aos furtos decorrentes nos últimos dias.

No documento, os comerciantes citam o roubo que aconteceu na segunda-feira, 24 de agosto, em que o mesmo rapaz que furtou outros estabelecimentos nas semanas anteriores, veio a cometer novamente o crime, sendo solto após decisão judicial.

Leia o manifesto na íntegra:

União da Vitória, 25 de Agosto de 2020

Prezados:

Juízes de Direito de União da Vitória/PR

Juízes de Direito de Porto União/SC

Ministério Público de União da Vitória/PR

Ministério Público de Porto União/SC

Câmara de Vereadores de União da Vitória/PR

Câmara de Vereadores de Porto União/SC

Prefeito municipal de União da Vitória/PR

Prefeito municipal de Porto União/SC

Comerciantes e Empresários dos municípios de União da Vitória/PR e Porto União/SC vêm através desta:

Expressar sua preocupação e repúdio quanto aos diversos assaltos que têm ameaçado a segurança e tranquilidade dos comerciantes locais e moradores das cidades Gêmeas do Iguaçu.

Em especial, o que nos motiva à confecção deste documento, é que no dia de ontem (24/08/2020), o responsável por inúmeros arrombamentos e furtos foi solto, após decisão judicial. Este indivíduo ameaça, novamente, a tranquilidade dos lojistas e moradores das cidades de União da Vitória e Porto União. O mesmo saqueou diversos estabelecimentos na última semana, deixando trabalhadores com o prejuízo de seus arrombamentos e furtos, justamente em um momento mundial de recessão econômica e incertezas no futuro das empresas, devido às restrições e ações tomadas no combate à pandemia do COVID-19.

Como prova de sua ameaça e de que tem certeza de sua impunidade, na noite de ontem (24/08/2020), logo após sua soltura, este bandido arrombou e saqueou mais um estabelecimento comercial no Centro de União da Vitória.

Livre, o indivíduo nos deixa diariamente temerosos de que pratique novos arrombamentos e furtos e, especialmente, preocupados com a integridade das pessoas que, todos os dias, exercem seu trabalho com esforço e honestidade junto ao comércio da região.

Colocamos a questão: como é possível que a lei venha à beneficia-lo em detrimento dos trabalhadores? Como é possível que para o poder judiciário esta pessoa não denote ameaça suficiente à ordem pública a ponto de ser posto em liberdade em tão pouco tempo?

É lamentável e indignante que os trabalhadores, vítimas de tantas adversidades neste ano de 2020, tenham agora como novo motivo de preocupação a sua integridade física, além de prejuízos eventualmente causados por um transgressor contumaz da lei.

A ausência de segurança ou de qualquer providência sobre os delitos cometidos nas cidades de União da Vitória e Porto União teve como resultado o aumento na ocorrência de roubos à mão armada e furtos, em plena luz do dia, sem qualquer constrangimento por partes dos criminosos. Não é de hoje que o receio toma conta do nosso comércio. Há tempos, que nos deparamos com arrombamentos, furtos e roubos em mercados, lojas, pequenos comércios, etc.

Citamos o exemplo do indivíduo posto em liberdade pelo poder judiciário, mas a sensação de insegurança é latente há meses. Ele não foi o único e, com certeza, não será o último a nos ameaçar enquanto providências efetivas não forem tomadas.

É por essa razão que, INDIGNADOS com as ocorrências dos últimos meses e cansados de sentirmos medo; preocupados com a impunidade nos casos destes últimos arrombamentos e furtos; EXIGIMOS que providências sejam tomadas a fim de garantir a segurança dos lojistas, comerciantes e cidadãos de União da Vitória e Porto União.

Assinam este documento:

Nome/Empresa

União da Vitória, 25 de agosto de 2020

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]