Durante a suspensão do expediente presencial, entre os meses de maio e agosto, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), juntamente com a Vara de Família da Comarca de União da Vitória, realizou 113 sessões virtuais. Isso proporcionou o atendimento remoto de aproximadamente 400 pessoas.
O índice de acordos atingiu 70%, numa demonstração da eficácia do teletrabalho, apesar das condições e restrições de saúde existentes. Devido à pandemia da Covid-19, com o alto grau de envolvimento e comprometimento da equipe o andamento dos processos foi viabilizado mesmo àqueles com dificuldade de acesso à internet e aos equipamentos para a comunicação.
Mesmo em meio às restrições sociais sanitárias as atividades foram mantidas com atendimento a toda população dentro do período de permanência de fechamento do prédio do Fórum da Vara da Família, da Infância e da Juventude e anexos. “Nossa equipe de trabalho buscou maneiras de solucionar as dificuldades e encontrar caminhos para que os serviços fossem mantidos e com a maior eficiência e agilidade possível”, destaca o coordenador do CEJUSC, juiz Carlos Mattioli.
De acordo com a Mediadora e Conciliadora Judicial e Instrutora em Formação, Karine Franco, “tirando a questão de que existem problemas de acesso, por conta de equipamentos ou sinal de internet precários, os atendimentos virtuais acabam por suprir os presenciais com eficiência, isso porque as sessões têm ocorrido quando há interesse entre os envolvidos.
Anteriormente, no modo presencial, havia o agendamento e a intimação das partes. Com a pandemia, o CEJUSC da Vara de Família de União da Vitória optou por consultar o interesse, bem como a viabilidade de os envolvidos participarem, antes do agendamento das sessões virtuais, para otimizar a pauta e evitar eventuais cancelamentos ou não comparecimento.
No Paraná, o índice de conciliação total, que leva em conta inclusive a fase pré-processual, coloca o Tribunal de Justiça (TJPR) em 2º lugar entre os de grande porte do país. Os dados do levantamento são parte do Relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgados esta semana, com dados relativos ao ano de 2019.
No estado, os índices de conciliação alcançados pelo TJPR estão 2,7% acima da média dos Tribunais Estaduais brasileiros, e 1,3% acima do índice de todo o Poder Judiciário.
Em União da Vitória o serviço de mediação encontra-se consolidado como mecanismo de resolução de conflitos célere e efetivo na área da família. Conforme dados da 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça no primeiro semestre de 2019 o CEJUSC local realizou a maior quantidade de audiências entre todos os CEJUSC’s do Paraná.