6ª Regional de Saúde em União da Vitória dá continuidade aos testes em massa » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

6ª Regional de Saúde em União da Vitória dá continuidade aos testes em massa


19 de outubro de 2020

Imagem: Adriano Dziduk/Radio Colmeia

As testagens em massa, realizadas pela 6ª Regional de Saúde, para verificação da Covid-19 nos servidores e professores das escolas estaduais de União da Vitória e São Mateus do Sul continuam nesta segunda-feira, 19 de outubro. Os testes transcorrem até a sexta-feira. O objetivo é atingir 25% dessa população e também a dos alunos.

No momento a testagem em massa está sendo utilizada como um inquérito epidemiológico, um estudo para saber como a doença se comportou exclusivamente nesta população. Este inquérito poderá ser utilizado mais tarde para algum tipo de análise em relação ao retorno das aulas segundo o chefe da 6ª Regional, Ricardo Krzyzanowski.

Imagem: Adriano Dziduk/Radio Colmeia
Imagem: Adriano Dziduk/Radio Colmeia

O teste rápido consegue identificar se a pessoa adquiriu uma resposta imunológica ao SarsCov-2 (Covid-19). Se der positivo, não é possível saber se a pessoa está na vigência da doença ou se já passou por ela. Caso haja algum caso positivo, o paciente será encaminhado para fazer o teste de PCR, que irá mostrar se há infecção ativa ou não do vírus no corpo.

De acordo com Krzyzanowski, até o momento todas as pessoas que foram testadas em São Mateus do Sul e União da Vitória, não sinalizaram positivo a resposta imunológica ao vírus. O professor Norberto José Polsin, que fez o teste e teve resposta negativa ao vírus disse que é muito importante saber o grau de contaminação e contato da Covid-19 nesta população.

“É de fundamental importância”, disse, mesmo não sabendo se o retorno das aulas será de fato realizado. “Mas é bom fazer esse mapeamento em toda região”, apontou.

Para a realização dos testes em massa a 6ª Regional de Saúde contou com a viabilização do deputado e presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, Hussein Bakri (PSD), junto com o Governo do Paraná e Secretaria Estadual de Saúde.

Vídeo: Adriano Dziduk/Radio Colmeia

Pandemia na região

No paraná e nos municípios em que a 6ª Regional de Saúde abrange, os casos estão estabilizados. A curva de contágio está decrescente, ou seja, a pandemia está perdendo força. Mas ainda é importante saber que há a possibilidade de uma segunda onda. “Não é o momento de nós nos desmobilizarmos”, colocou Krzyzanowski.

Imagem: Adriano Dziduk/Radio Colmeia

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de Porto Vitória disponibilizará ônibus neste sábado para eleitores que precisam regularizar título de eleitor

Atenção moradores de Porto Vitória que precisam regularizar o título de eleitor. Neste sábado, dia 04 de maio, a Prefeitura Municipal irá disponibilizar um ônibus para transporte até o Fórum Eleitoral de União da Vitória. O ônibus vai sair às 13h30 da frente do CRAS de Porto Vitória e o transporte será gratuito para o […]

Quem é a pessoa estampada nas notas de Real?

Esse rosto já esteve nas mãos da maioria dos brasileiros por aí A moça com louros na cabeça e com um olhar fixado ao horizonte, está presente em todas as cédulas de Real, juntamente com algum animal da fauna brasileira e certamente você já a viu por aí. Ela se trata de uma efígie, criada […]

Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]