CEJUSC atende homens com o objetivo de diminuir a violência contra a mulher » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

CEJUSC atende homens com o objetivo de diminuir a violência contra a mulher


20 de novembro de 2020

Divulgação

Nesta quarta-feira,18, foi promovido mais um encontro virtual do projeto ‘Viva em Paz’. O objetivo é acolher e trabalhar de forma coletiva e gratuita com atividade reflexiva para indivíduos acusados de praticar violência doméstica. Saindo do foco de qualquer julgamento e alicerçado no compromisso de sigilo, o trabalho é do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de União da Vitória, e funciona de forma virtual.

O objetivo é trabalhar a ressocialização e superação de homens envolvidos nestas situações que participam por determinação judicial. Devido à Covid-19 as reuniões ocorrem por meio virtual e abrem espaço para que todos possam compartilhar histórias, em meio às dinâmicas proposta pela equipe de psicologia. Tudo de forma sigilosa e com a regra clara de ser tratado somente dentro da reunião, num compromisso entre todos.

O Viva em Paz busca proporcionar gratuitamente este espaço de acolhimento e atividade reflexiva coletiva, ofertando ajuda para homens acusados de violência contra a mulher. Sem julgamentos prévios ou até sobre as histórias compartilhadas no grupo. Servindo, também, para trocar ideias e um contribuir com o outro, tendo, principalmente, o foco de evitar novos episódios e proporcionando a boa convivência familiar.

O tema desta semana foi justamente ‘Bem-estar dentro da Família’, inserindo dinâmicas e ouvindo cada um dos acolhidos no projeto. Permitindo que falassem sobre as temáticas desenvolvidas com este foco de ressocialização e superação pessoal. “O objetivo é justamente dar este suporte e acolher, ajudar e trabalhar por uma sociedade melhor para todos”, afirma o coordenador do CEJUSC, juiz Carlos Mattioli. “É sabido que o atendimento contínuo por meio de dinâmicas com viés da psicologia reduz os índices de violência em maior porcentagem do que o processamento criminal ou mesmo a prisão” acrescenta.

Inserir cada um dos presentes, fazendo com que se sintam parte do grupo e tenham o acesso às orientações psicológicas, com atividade reflexiva coletiva que os levem para um novo patamar e evitando novos episódios, são o foco do Viva em Paz. O programa prevê 20 encontros para cada homem participante. Mesmo com a pandemia, restrição de aglomerações e reuniões públicas, o projeto continua funcionando e já atendeu, neste período, 34 homens vinculados a casos denunciados por esposas, companheiras e namoradas.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]