CEJUSC atende homens com o objetivo de diminuir a violência contra a mulher » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

CEJUSC atende homens com o objetivo de diminuir a violência contra a mulher


20 de novembro de 2020

Divulgação

Nesta quarta-feira,18, foi promovido mais um encontro virtual do projeto ‘Viva em Paz’. O objetivo é acolher e trabalhar de forma coletiva e gratuita com atividade reflexiva para indivíduos acusados de praticar violência doméstica. Saindo do foco de qualquer julgamento e alicerçado no compromisso de sigilo, o trabalho é do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de União da Vitória, e funciona de forma virtual.

O objetivo é trabalhar a ressocialização e superação de homens envolvidos nestas situações que participam por determinação judicial. Devido à Covid-19 as reuniões ocorrem por meio virtual e abrem espaço para que todos possam compartilhar histórias, em meio às dinâmicas proposta pela equipe de psicologia. Tudo de forma sigilosa e com a regra clara de ser tratado somente dentro da reunião, num compromisso entre todos.

O Viva em Paz busca proporcionar gratuitamente este espaço de acolhimento e atividade reflexiva coletiva, ofertando ajuda para homens acusados de violência contra a mulher. Sem julgamentos prévios ou até sobre as histórias compartilhadas no grupo. Servindo, também, para trocar ideias e um contribuir com o outro, tendo, principalmente, o foco de evitar novos episódios e proporcionando a boa convivência familiar.

O tema desta semana foi justamente ‘Bem-estar dentro da Família’, inserindo dinâmicas e ouvindo cada um dos acolhidos no projeto. Permitindo que falassem sobre as temáticas desenvolvidas com este foco de ressocialização e superação pessoal. “O objetivo é justamente dar este suporte e acolher, ajudar e trabalhar por uma sociedade melhor para todos”, afirma o coordenador do CEJUSC, juiz Carlos Mattioli. “É sabido que o atendimento contínuo por meio de dinâmicas com viés da psicologia reduz os índices de violência em maior porcentagem do que o processamento criminal ou mesmo a prisão” acrescenta.

Inserir cada um dos presentes, fazendo com que se sintam parte do grupo e tenham o acesso às orientações psicológicas, com atividade reflexiva coletiva que os levem para um novo patamar e evitando novos episódios, são o foco do Viva em Paz. O programa prevê 20 encontros para cada homem participante. Mesmo com a pandemia, restrição de aglomerações e reuniões públicas, o projeto continua funcionando e já atendeu, neste período, 34 homens vinculados a casos denunciados por esposas, companheiras e namoradas.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]