União da Vitória apresentou um crescente número de casos de Covid-19 nesta última semana, consequentemente um crescente número de coletas. O boletim epidemiológico apresenta apenas as coletas realizadas pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que são enviadas ao LACEN.
A secretaria de Saúde do município tem apenas conhecimento do número de pessoas contaminadas, não do número de pessoas que realizaram a coleta, em relação aos outros locais que também realizam o exame. O secretário de Saúde, Dr. Ari Carneiro Junior, dá como exemplo os hospitais.
Ele explica que as pessoas quando chegam e são internadas, por outra doença, também fazem o exame para detectar a Covid-19, em que o hospital encaminha direto para a Regional de Saúde que envia ao laboratório do Estado.
No início da pandeia, o Estado não estava aceitando os resultados de exames provenientes de laboratórios particulares, que foram liberados em meados dos meses de junho/julho. De acordo com Dr. Ari, o número de coletas dos laboratórios particulares não é muito grande. “É um número de certa forma para estatística não muito grande”, disse.
O secretário apontou que em conjunto com o prefeito Santin Roveda, a equipe está vendo uma maneira de alterar o boletim epidemiológico, para que fique exposto o número de pessoas positivas das coletas particulares. “Não é um número muito grande mas vamos estar esclarecendo isso e feito que seja mudado o nosso boletim acrescentando os particulares”, terminou.