Canoinhas registra 16 óbitos por Covid-19, mas número de vítimas é maior do que o oficial » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Canoinhas registra 16 óbitos por Covid-19, mas número de vítimas é maior do que o oficial


2 de dezembro de 2020

Canoinhas registra oficialmente 16 óbitos pelo novo coronavírus. A Central de Covid-19 da Secretaria de Saúde de Canoinhas comparou nesta semana os números municipais com os dados fornecidos pelo Estado.

Além dos 14 falecimentos de canoinhenses no município de Canoinhas, a Secretaria de Estado da Saúde contabiliza para Canoinhas a morte de outras duas pessoas: em 25 de agosto e em 19 de novembro.

O óbito de 25 de agosto é de uma idosa de 65 anos moradora de Canoinhas. Seu falecimento, no entanto, ocorreu em Curitiba/PR. No dia 19 de novembro, outro canoinhense, de 86 anos, morreu na cidade de Campo Alegre.

Oficialmente, portanto, temos 16 óbitos. “E ainda temos casos de outros canoinhenses vítimas do novo coronavírus que não são computados por nós e entram nas estatísticas de outros municípios por residirem há anos em outras cidades”, alerta a secretária de Saúde, Kátia Oliskoswski.

É o caso de pelo menos outros três pacientes que faleceram em outras cidades: em abril um médico pediatra nascido em Canoinhas faleceu em Balneário Camboriú. Em junho, um homem de 58 anos morreu em Jaraguá do Sul e em agosto uma mulher de 59 anos veio a óbito em Florianópolis.

Divulgação

“Independente de números, continuamos trabalhando para salvar vidas. As vítimas da covid são o amor de alguém: são pessoas que deixaram entes e amigos. Desde março temos trabalhado incansavelmente para conter o avanço do novo coronavírus”, garante Katia.

Neste início de semana, Canoinhas ultrapassou os mil casos registrados de Covid-19 no município. “Ressaltamos que a alteração nos números de maneira alguma beneficia financeiramente o município. É falsa a notícia de que Canoinhas recebe mais recurso pela quantidade de mortes ou quantidade de casos registrados. Pelo contrário, quanto mais casos, pior a situação porque temos mais gastos, é mais trabalho no monitoramento e atendimento”, esclarece Kátia.

Temos recebido em média de 150 testes semanais para Covid. Por intermédio da regional de Mafra, estes exames vão para o Lacen. O Município fez a aquisição de 1000 testes rápidos também e está em processo de compra de outros PCRs.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Santin Roveda acompanha Governador Ratinho Júnior na reunião do COSUD em Florianópolis

O Secretário de Justiça e Cidadania do Paraná, Santin Roveda, está ao lado do Governador Ratinho Júnior na reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), que acontece hoje em Florianópolis, Santa Catarina. O COSUD reúne os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio […]

Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]