"Ou prevenimos ou vamos colapsar", diz diretor executivo da Associação dos Hospitais de SC » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

“Ou prevenimos ou vamos colapsar”, diz diretor executivo da Associação dos Hospitais de SC


2 de dezembro de 2020

Em novembro foram registrados mais de 100 mil novos casos de Covid-19 em Santa Catarina. Este número corresponde a 40% de todos os casos da doença confirmados entre fevereiro e outubro deste ano. Foram 640 mortes apenas no mês de novembro. Desde o início da pandemia são 372.545 casos com 3.809 óbitos, sendo mais de 32 mil pacientes ativos em tratamento da doença no momento.

A taxa de transmissão do vírus no Estado é alta e o dado mais preocupante é a taxa geral de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que é de 85%.

Ilustrativa

A Associação dos Hospitais de Santa Catarina, que representa 180 unidades hospitalares e clínicas no Estado, divulgou nesta terça- feira, 1º de dezembro, um alerta aos hospitais filantrópicos e particulares que operam em sua capacidade máxima nos leitos de UTI. O diretor executivo da Associação, Adriano Ribeiro, relata que há uma grande falta de medicamentos e profissionais, assim como surgimento de focos da Covid nas clínicas. “Nossos leitos de UTI Covid retaguarda clínica estão recebendo uma sobre carga de pacientes”, coloca.

No fim de semana o Governo do Estado anunciou R$44 milhões de reais para mais 205 leitos de UTI, mas de acordo com Ribeiro, sem medicamentos e profissionais não será possível abrir mais leitos. Ele pede a população que faça sua parte e adote todas as medidas de prevenção ao vírus, ou o sistema de saúde não irá aguentar. “Ou prevenimos ou vamos colapsar”, afirma.

Nesta quarta-feira, 2, o Governo deve anunciar alguma medida em relação a situação da pandemia, uma vez que a justiça atendeu o pedido do Ministério Público Estadual dando prazo de cinco dias, que termina hoje, para que o Estado comprove o cumprimento do acordo judicial feito em setembro para combater a Covid.

O acordo colocava que o Estado se comprometesse a notificar os municípios das regiões com classificação de risco gravíssimo e, caso permanecem inertes no prazo de 72 horas, o Estado agiria. Para o Ministério Público, os números e as ações do Governo não demonstram que o acordo judicial venha sendo cumprido.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Empresa cria robô que ajuda construir casas mais sustentáveis e baratas

Com inteligência artificial e um robô, essa empresa constrói casas sustentáveis diminuindo a emissão de poluição em até 80%. E a novidade pode ganhar o mundo! A startup britânica AUAR – Automated Architecture, conseguiu desenvolver um mini sistema de micro-fábricas. Em tempo recorde, eles conseguem entregar uma casa novinha de até seis andares de altura, […]

CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]