A secretaria de Saúde de Canoinhas confirmou 12 novos casos de Covid-19 no município nessa quinta-feira, 03. São homens e mulheres entre 21 e 88 anos – todos sintomáticos. A cidade tem um total de 1.052 casos confirmados. Destes, 939 estão recuperados, 97 ativos em tratamento e 16 pacientes vieram a óbito.
Internados seguem nove pacientes, seis são de Canoinhas e os sete fazem uso de respirador. Dos 97 pacientes ativos, todos seus familiares estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde de Canoinhas. Nas últimas 24 horas 110 atendimentos foram realizados na central de referência.
A Secretaria de Saúde reforça que a população redobre os cuidados que já são orientados.
O que fazer se tive contato com caso positivo/ confirmado de Coronavírus?
• Se for um contato domiciliar do paciente confirmado deverá permanecer em isolamento e ser monitorado junto com o paciente confirmado.
• Se o contato foi fora de casa, no ambiente de trabalho, comércio, local público ou viagem, por exemplo, a pessoa deverá ficar atenta à presença de sinais e sintomas respiratórios como febre, tosse, falta de ar, dor de garganta.
• Caso ocorram sintomas em 14 dias deverá entrar em contato com a Central de Atendimento Covid-19 para orientações, onde será avaliada necessidade de realizar o exame.
• O telefone da Central é 3621 7758. Os números de Whats são 9 9916 1867 ou 9 9927 8638. A Central funciona das 7h às 19h.
E se eu entrei em contato com pessoa suspeita de ter coronavírus? Ou que está aguardando resultado do exame, o que fazer?
• Continuar com os cuidados que já são orientados a toda população, como: usar máscara, distanciamento social (no trabalho e locais públicos ficar a distância segura de 1,5 m pelo menos), lavar constantemente as mãos, passar álcool gel, evitar aglomerações.
• Observar presença de sinais e sintomas e, caso presentes, procurar atendimento médico no Centro de Referência ou orientações na Central Covid de Atendimento.
Realizar higienização frequente das superfícies no ambiente de trabalho com água e sabão, desinfetantes, álcool 70% também contribui muito para evitar a disseminação do vírus