Cruz Machado, a maior produtora de erva mate do Brasil, comemora 68 anos de emancipação » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cruz Machado, a maior produtora de erva mate do Brasil, comemora 68 anos de emancipação


14 de dezembro de 2020

Foto: Prefeitura Municipal de Cruz Machado

A maior produtora de erva mate do Brasil, título conquistado em 2018, completa hoje, 14, 68 anos de emancipação política-administrativa. Cruz Machado, situado no sul do Paraná, foi historicamente desmembrado de União da Vitória pela Lei Estadual nº 790 de 14 de novembro de 1951, sancionada pelo Governador Bento Munhoz da Rocha Neto.

No entanto, a instalação oficial se deu no dia 14 de dezembro de 1952, sendo que o primeiro prefeito do município foi o Sr. Afonso Nadolny. Hoje, com mais de 18 mil habitantes, prioritariamente rural, é a terra de um povo trabalhador, que se dedica diariamente à produção de feijão, milho, fumo, mel, suinocultura, pecuária leiteira e de corte, e à extração de erva-mate, carvão vegetal e madeiras em geral.

São os aspectos geográficos, como o clima subtropical úmido mesotérmico, banhado pelos Rios Iguaçu, D’Areia, Palmital, Santana, Palmeirinha, Guarani, Potingal, Lago d Foz do Areia, que fazem com que a agricultura e o extrativismo sejam as principais atividades econômicas.

Cruz Machado é considerada a maior produtora de erva -mate do Brasil

A secretária de Administração, Noeli Pasa, lembra que o município, somente se desenvolveu porque tiveram pessoas que acreditaram que era possível e trabalharam para fazer da cidade, um lugar melhor para se viver. “Às pessoas que tem aqui sua família, seu emprego, os que nos ajudam a fazer esse município crescer a cada dia. Aos agricultores, que trabalham incansavelmente em suas propriedades, fazendo com que o município evolua, e seja reconhecido na região, e no estado de Paraná. A todos vocês, munícipes de Cruz Machado, parabéns, e nosso forte abraço pelos 68 anos”, parabeniza.

“Quero parabenizar toda a população da nossa querida Cruz Machado, pela emancipação política-administrativa. São 68 anos. E quero aqui reassumir os compromissos com essa querida cidade, com seu estimado povo, junto com Wilson [Barczak], temos a honra de poder a partir de 1º de janeiro estar dirigindo os destinos dessa querida nação”, reafirmou o prefeito eleito Antonio Luis Szaykowski.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]