Filhotes do Corpo de Bombeiros Militar de SC estão a um passo da operacionalização » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Filhotes do Corpo de Bombeiros Militar de SC estão a um passo da operacionalização


16 de dezembro de 2020

Cinco filhotes em treinamento para buscas estão perto de ficarem ativos junto com os outros sete cães de busca e resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).  Na última semana, ocorreu a certificação na Floresta Nacional de Três Barras, organizada pelo 9º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Canoinhas, que é responsável pela área. A prova, de nível nacional, foi realizada seguindo os protocolos sanitários indicados pela Secretaria de Estado da Saúde.

Divulgação

Para que um cão do CBMSC fique ativo, de acordo com a novo regulamento internacional, é preciso que os binômios – dupla entre bombeiro militar e cão – passem por três provas. A de nível V, que é para cães a partir de 15 meses, avalia as condições do animal durante a busca de uma vítima, além de passar por prova de obediência e destreza. Já a nível A tem duas buscas, uma noturna, uma diurna e ainda a prova de obediência e destreza, com um grau a mais de dificuldade, em relação a outra.

Cinco binômios estão aptos, aprovados no nível V:

– Cabo Matheus Premoli e cão Bono;

– Soldado David Canever e cadela Léia;

– Soldado Luciano Rangel e cão Orion;

– Soldado Guilherme Galli e cão Sasuke;

– Soldado Thiago Amorim e cadela Moana.

Os binômios: cabo Alexandre de Souza e a cadela Zaara; soldado Rangel e Orion; soldado Galli e Sasuke, e soldado Amorim e Moana já estão aprovados também na busca diurna do nível A. O cão Bono, binômio do Cabo Premoli, ainda não tem a idade necessária para a realização do nível A.

A arbitragem da prova foi realizada pelo tenente-coronel Walter Parizotto e o capitão Alan Cielusinsky, ambos árbitros do Conselho Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CONABRESC).  Além disso, participaram da logística do evento o capitão Clemente Michels, o 1º Tenente Tiago Domingos e o apoio veterinário ficou por conta do soldado Josclei Tracz.

A próxima certificação deve ocorrer no início de 2021 e, assim, todos os cães passarão pela prova de nível A para operacionalização.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]

Polícia Militar de Porto União realiza campanha Natal Solidário

A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União iniciou a campanha de natal, com intuito de arrecadar doces, os quais serão distribuídos às crianças do município.  As doações poderão ser entregues na sede da Polícia Militar em Porto União, situada na Rua Nilo Peçanha, 1435 – Bairro São Pedro, até o […]