Empresa de operacionalização do SAMU se apresenta na 6ª Regional de Saúde em União da Vitória » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Empresa de operacionalização do SAMU se apresenta na 6ª Regional de Saúde em União da Vitória


18 de dezembro de 2020

Imagem: Adriano Dziduk/Rádio Colmeia

A apresentação da empresa que irá operacionalizar o SAMU em União da Vitória foi realizada na manhã dessa sexta-feira, 18, na 6ª Regional de Saúde. As sete ambulâncias, sendo cinco básicas e duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) móveis, assim como equipamentos que irão atender aos nove município que compõem a Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar), foram apresentados.

4 de janeiro é o prazo máximo para a empresa estar em total funcionamento de operacionalização. As duas UTI’s móveis ficarão em União da Vitória e São Mateus do Sul. Já as básicas ficam São Mateus do Sul, União da Vitória, Bituruna, Cruz Machado e General Carneiro. O SAMU é um serviço técnico de urgências e faz também atendimento pré-hospitalar de todas as urgências e emergências, “levando o paciente no lugar certo, na hora certa”, disse a chefe da 6ª Regional de Saúde, Paula Krzyzanowski.

Imagem: Adriano Dziduk/Rádio Colmeia

Para Paula, apesar da época da pandemia de Covid-19 ser o assunto mais falado no momento, as outras discussões da área da saúde não param. O SAMU já era discutido desde o ano de 2009 vindo a ser intensificado neste ano de 2020.

O processo demorou pelo SAMU ser um serviço constituído de muita complexidade. De acordo com Paula, não é apenas a viatura que sai para atendimento, ele faz parte de uma rede de urgência e emergência da qual os municípios necessitam fazer a adesão. Essa adesão requer elevado recurso financeiro e leis que precisam ser aprovada nas câmaras de vereadores, assim como a construção das bases.

Imagem: Adriano Dziduk/Rádio Colmeia

Também existe uma grade de referência que indica para onde esses pacientes serão levados em determinados casos, envolvendo a central de regulação que fica em Curitiba. Quando as pessoas ligarem para o 192 solicitando o atendimento do SAMU, será primeiro direcionado a central de Curitiba.  “Envolve muito diálogo, muita discussão, muita organização”, colocou a chefe da Regional.

Na oportunidade o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, esteve presente no evento representando o município e o consórcio de saúde Cisvali, do qual é presidente. Para ele é de muita importância um serviço como o SAMU estar presente na região. “Quantas vidas serão salvas através do SAMU que é um serviço de urgência e emergência”, afirmou.

Imagem: Adriano Dziduk/Rádio Colmeia
Imagem: Adriano Dziduk/Rádio Colmeia

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]