Após recebimento de primeiras doses, técnica em enfermagem é primeira vacinada em UVA » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Após recebimento de primeiras doses, técnica em enfermagem é primeira vacinada em UVA


Imagem: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

Daniele Cristina Barbosa Cavalheiro, de 34 anos, foi a primeira pessoa a ser imunizada contra a Covid-19 em União da Vitória. Ela é técnica em enfermagem há cinco anos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), atuando na linha de frente no enfrentamento da doença no município.

Emocionada, Daniele disse estar muito feliz e honrada por ser a primeira pessoa escolhida para receber a vacina em União da Vitória. “A gente que trabalha na linha de frente, as vezes acha que a gente nem é lembrado e isso para nós é muito gratificante”, colocou.

“Hoje a gente trabalha na área da saúde, a gente vê e percebe que graças as vacinas de hoje, muitas doenças são eliminadas. Com essa vacina muita coisa vai melhorar, essa é a esperança que o Brasil precisava”, pontuou Daniele.  

Acompanhe o momento da aplicação da vacina:

Imagem: Marie Krug/União em Foco

As doses das vacinas chegaram na tarde dessa terça-feira, 19, a 6ª Regional de Saúde, que será responsável por fazer a distribuição dos imunizantes aos nove municípios da região da Amsulpar. A Regional recebeu doses para vacinar 1540 pessoas nesta primeira fase, em todos os municípios atendidos. Nesta quarta-feira, 20, a vacinação deve começar em todos os municípios da região.

Imagem: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

Serão distribuídos na 6ª Regional:

  • Antônio Olinto: 37 doses
  • Bituruna: 75 doses
  • Cruz Machado: 72 doses
  • General Carneiro: 51 doses
  • Paula Freitas: 41 doses
  • Paulo Frontin: 70 doses
  • Porto Vitória: 79 doses
  • São Mateus do Sul: 371 doses
  • União da Vitória: 740 doses

A chefe da 6ª Regional de Saúde, Paula Krzyzanowski, lembra que esta é apenas a primeira fase e logo todos serão imunizados, seguindo o cronograma do Plano Estadual de Vacinação do Paraná. Esta primeira fase contempla apenas os profissionais de saúde que atuam na linha de frente e os idosos institucionalizados.

Imagem: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

A vacina disponibilizada é a do Instituto Butantan, a CoronaVac, aplicada em duas doses com um intervalo de 21 dias. “A segunda dose já está garantida, já está no centro de medicamentos do Paraná”, disse. Mas frisou que ainda é importante continuar com as medidas de prevenção pois a pandemia ainda não acabou.

Para o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, foi um dia histórico para o município. “É um alento, é uma esperança essa vacinação”, disse. Abbas reafirmou que a imunização de toda população ainda vai demorar e é necessário continuar com os cuidados para a não proliferação do vírus, mas assim que possível todos poderão se vacinar. “O Brasil tem a melhor rede de imunização a nível mundial, que é o SUS”, terminou.

Plano Estadual de Vacinação

Segundo o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, na primeira etapa da vacinação a população alvo é composta por profissionais que aplicarão as vacinas, pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais, população indígena e todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

Imagem: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

Na sequência o Estado planeja vacinar pessoas com 80 anos ou acima desta idade, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que tem idade variando entre 60 e 64 anos.

Com a quantidade de doses disponibilizadas até o momento e as que chegarão nos próximos meses, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar o total de 4.019.115 pessoas até maio de 2021. A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada. A expectativa é vacinar todos os paranaenses acima de 18 anos ainda em 2021.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]

Polícia Militar de Porto União realiza campanha Natal Solidário

A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União iniciou a campanha de natal, com intuito de arrecadar doces, os quais serão distribuídos às crianças do município.  As doações poderão ser entregues na sede da Polícia Militar em Porto União, situada na Rua Nilo Peçanha, 1435 – Bairro São Pedro, até o […]