A partir da próxima terça-feira, 29, botão do pânico poderá ser acionado em União da Vitória » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

A partir da próxima terça-feira, 29, botão do pânico poderá ser acionado em União da Vitória


26 de junho de 2021

Imagens: Divulgação

A partir da próxima terça-feira, 29, o botão do pânico já estará disponível para auxiliar as mulheres vítimas de violência doméstica. Em ato simbólico, o lançamento aconteceu nesta sexta-feira, 25, na sede do Escritório Regional da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) em União da Vitória.

O botão funciona por meio do APP 190 PR, que já é utilizado para abertura de ocorrências, servindo também como forma de acompanhar a vítima, visto que a maioria das mulheres não busca apoio após a primeira denúncia.

Mostrar a vítima de que ela não está sozinha é um dos principais objetivos da Patrulha Maria da Penha, realizando um acompanhamento em especial com medida restritiva, visualizando a situação após o atendimento inicial da Polícia Militar.

Atualmente a patrulha atende 95 casos de violência doméstica e toda semana é realizada uma verificação, junto à Delegacia da Mulher de União da Vitória, dos casos de medida restritivas, novos ou que sofreram alguma atualização.

Como funciona o Botão do Pânico:

A ferramenta vem para completar o serviço da Patrulha Maria da Penha. Funciona por meio do APP 190 PR, já utilizado na abertura de ocorrências.

Os dados da vítima já são pré-cadastrados. Quando ela estiver em uma situação de violência doméstica, poderá fazer o acionamento da equipe da Polícia Militar com poucos toques.

A localização é feita com base na localização do celular. Com o acionamento, o aparelho inicia automaticamente a gravação de áudio do ambiente por 60s.

Para obter esse meio e poder utilizar o botão do pânico, a vítima deve ter medida restritiva pela Lei Maria da Penha.

Para quem já possui a medida, a concessão de acesso à utilização de botão do pânico pode ser feita na Delegacia da Mulher.

**Da redação com informações Portal da Cidade União da Vitória

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]