Dia D: Educação Estadual promove busca de estudantes “em situação de abandono escolar” » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Dia D: Educação Estadual promove busca de estudantes “em situação de abandono escolar”


29 de junho de 2021

Na abrangência do Núcleo Regional de Educação (NRE) de União da Vitória, a iniciativa conta com a participação de toda a comunidade escolar, Vara da Família, Infância e Juventude e Ministério Público (MP). O foco do Dia D, nesta terça-feira, 29, é fazer a busca ativa de alunos matriculados e que, por algum motivo, não estão participando das atividades escolares.

Através do trabalho realizado em conjunto entre o setor educacional, MP e Vara da Família, os índices de evasão escolar têm sido baixos na região. Contudo, a pandemia e a ausência física das escolas impõe novos desafios à Educação do Estado. Disso a promoção do dia D, em todo o Paraná, para amenizar a ausência do ensino, virtual ou presencial.

De acordo com o NRE, a data é destinada à intensificação da busca ativa dos alunos que estão em situação de abandono escolar. Em virtude das determinações sanitárias, o trabalho não será presencial e sim por plataforma virtual e geração de conteúdos elencados à temática, fomentando a busca de possíveis estudantes que não frequentam o ensino escolar.

A participação de alunos convidando os colegas evadidos para retomarem as atividades escolares por meio de vídeos fará parte da programação de atividades. A iniciativa visa compartilhar este conteúdo para incentivar o retorno de estudantes evadidos. As redes sociais das escolas, NRE e Vara da Infância e Juventude irão compartilhar esses materiais.

Da mesma forma, material audiovisual do juiz Carlos Matiolli e do chefe do NRE, Carlos Polsin, estarão convidando crianças e adolescentes para retornar à escola. Materiais relativos ao Dia D serão disponibilizados para divulgação por meio da imprensa regional no sentido de mobilizar a sociedade para engajar no compromisso de manter crianças e adolescentes estudando.

“Precisamos do apoio de toda a Rede de Proteção nessa ação conjunta de divulgação nas redes sociais, mídias e meio de comunicação. Nesse dia 29, as buscas serão ainda mais intensificadas”, reforça Carlos Polsin. “É um trabalho em rede e com todos nós envolvidos buscando essas crianças e adolescentes e trazendo de volta para a escola”, completa o juiz Mattioli.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]

Polícia Militar de Porto União realiza campanha Natal Solidário

A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União iniciou a campanha de natal, com intuito de arrecadar doces, os quais serão distribuídos às crianças do município.  As doações poderão ser entregues na sede da Polícia Militar em Porto União, situada na Rua Nilo Peçanha, 1435 – Bairro São Pedro, até o […]