Hussein Bakri e Guto Silva entregam kits de robótica a escolas da região Sul do Paraná » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Hussein Bakri e Guto Silva entregam kits de robótica a escolas da região Sul do Paraná


15 de outubro de 2021

Fotos: Divulgação

O Líder do Governo e Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri, e o Chefe da Casa Civil, secretário Guto Silva, entregaram nesta quinta-feira (14), em União da Vitória, kits de robótica a escolas estaduais do Sul do Estado. A ação inovadora integra o programa Robótica Paraná, que tem um investimento de R$ 9,1 milhões. O objetivo do Governo Ratinho Junior é oferecer aos alunos novas habilidades e conhecimentos para as profissões do futuro a partir das aulas de programação.

“Esse programa é uma imensa janela que se abre para os estudantes do Paraná, ao proporcionar a eles o acesso a uma educação moderna e atualizada e que é ofertada em países como Coreia do Sul, Japão, Finlândia. Com esses kits, os alunos poderão explorar toda a sua criatividade e, ao mesmo tempo, aprender e aplicar na prática conceitos de tecnologia”, destacou o deputado Hussein Bakri.

As escolas do Sul do Paraná contempladas na primeira etapa do programa são: Santa Bárbara (Bituruna); São Francisco de Assis (General Carneiro); Duque de Caxias, Orlanda Santos, Turvo e Zuleide Portes (São Mateus do Sul); Neusa Domit e José de Anchieta (União da Vitória).

No total, mais de 2,5 mil kits estão sendo entregues – 10 por escola –, totalizando neste primeiro momento 257 colégios e cerca de 10 mil alunos de todo o Estado. O material é composto por notebooks e um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, que inclui motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduinos, por exemplo.

Dividido em três módulos de 42 aulas – um para cada série do Ensino Médio –, o conteúdo vai englobar programação de robótica básica, automação, conceitos de IoT (internet das coisas) e domótica – área relativa à integração de mecanismos tecnológicos em uma residência.

Cada aula é dividida em três momentos distintos: a contextualização, quando os alunos veem como o tema é aplicado no mundo real; depois, a parte de montagem, programação e testes; e, ao final, um momento de feedback, compartilhamento e organização do material. Para facilitar o processo de aprendizagem, os estudantes contarão com materiais didáticos como videoaulas e cartilhas digitais, com instruções gráficas detalhadas que elucidam o passo a passo de cada proposta de atividade.

“Daqui a 20 ou 30 anos, haverá profissões que ainda nem foram inventadas e que, obrigatoriamente, vão passar pela tecnologia, pela robótica. Esse kit representa oportunidade, esperança, significa democratizar o acesso ao emprego lá na frente. A partir de agora, os alunos da rede estadual terão a mesma oportunidade dos estudantes das escolas particulares, que já oferecem o aprendizado de robótica há um bom tempo”, ressaltou Guto Silva.

Participaram da entrega a coordenadora regional da Casa Civil, Gabi Bakri; o diretor-geral da Secretaria de Educação, Vinicius Neiva; o chefe do Núcleo Regional de Educação, Carlos Polsin; além de prefeitos, vereadores, lideranças políticas, diretores de escolas e professores da região Sul.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]