Número Único: Confira informações sobre o processo de emissão do novo documento de identidade catarinense » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Número Único: Confira informações sobre o processo de emissão do novo documento de identidade catarinense


22 de novembro de 2021

Fotos: Julio Cavalheiro / Secom 

No último dia 08 de novembro o Governo do Estado de Santa Catarina lançou um novo modelo de carteira de identidade, no qual a numeração do CPF vale também como RG. Fechando nesta sexta-feira, 19, a segunda semana de emissão do documento com número único, o balanço feito pelo Instituto Geral de Perícias catarinense (IGP) aponta que até agora foram encaminhados para produção cerca de 17 mil documentos solicitados em todo o estado, sendo 10 mil entre os dias 08 e 12 de novembro, e outros 7 mil nesta semana.

Em relação ao desempenho do sistema integrado com o banco de dados da Receita Federal, na primeira semana de trabalho foram detectadas 400 inconsistências durante os atendimentos realizados. Da última terça-feira até aqui, foram mais 244 alertas do sistema destacando alguma situação a ser verificada. O perito-geral do IGP, Giovani Eduardo Adriano, afirma que os resultados comprovam a eficiência do cruzamento de dados. Segundo ele, por mais que o foco principal seja detectar eventuais tentativas de fraudes – “e o sistema tem essa capacidade” – é importante destacar que o grande volume de ocorrências é por conta de erros antigos de cadastros e divergências entre as bases de dados estadual e federal, decorrentes de atualizações dos dados civis das pessoas.

Giovani Adriano reconhece que o lançamento do novo documento gerou um aumento significativo na procura pelos postos de identificação em todas as regiões, principalmente, nos municípios mais populosos. E isso tem gerado dificuldades na hora de agendar horário para atendimento presencial, uma condição obrigatória para quem deseja fazer o seu documento.

“Estamos prestes a incluir mais 130 colaboradores terceirizados em nosso quadro de atendentes, o que permitirá a ampliação da capacidade diária de emissão. Entretanto, temos identificado que muitas dificuldades não estão relacionadas diretamente à falta de vagas, mas ao desconhecimento dos cidadãos sobre como funciona o processo”, explica.

Para esclarecer as dúvidas mais comuns, organizamos abaixo algumas informações importantes sobre a emissão do documento de identidade com número único para RG e CPF. Confira:

Não é obrigatório e nem urgente

A primeira coisa a se esclarecer é que a carteira de identidade não tem validade. É claro que em documentos muito antigos até a fisionomia do cidadão pode não ser mais a mesma ilustrada na fotografia do RG, por isso em alguns casos ele é rejeitado depois de dez anos. Mesmo assim, se não for uma situação de extrema necessidade é recomendado que aguarde alguns dias antes de tentar emitir o novo documento de identidade. Do contrário, além de encontrar dificuldades isso vai aumentar a sobrecarga no sistema de atendimento. O documento de identidade em Santa Catarina mudou, agora temos um modelo com número único para RG e CPF, mas não precisa fazer só porque é outro modelo.

Processo de agendamento no site

Embora o estado de Santa Catarina seja um dos mais bem-sucedidos na aplicação da vacina e no combate à pandemia, ainda trabalhamos de acordo com regras sanitárias. Os agendamentos são feitos exclusivamente no site www.igp.sc.gov.br tanto para garantir a comodidade de ser atendido num horário específico, sem precisar aguardar em filas presenciais, quanto para manter o controle do volume de pessoas nos postos de atendimento.

Ao acessar o site, você precisa clicar no banner para ‘agendamento’, que está na tela inicial, e preencher o cadastro com as informações solicitadas. Leia com atenção as instruções para evitar os erros mais frequentes e cuidado na hora de inserir seu endereço de e-mail. Se ele estiver errado você não receberá a mensagem de confirmação do agendamento e o horário será cancelado.  

O prazo máximo para agendamento disponível no site é sempre para a semana seguinte. Isso é necessário para reduzir o alto número de faltas que ocorriam quando esse prazo era mais extenso. Muitas pessoas reclamam que não existe mais horários até o fim do ano, quando na verdade, além desse período de sete dias os prazos ainda nem estão abertos, conforme informado no próprio site.

Durante a semana abrem novos horários todos os dias às 12 horas (meio-dia). Com o aumento da demanda, mesmo nesse horário as vagas são preenchidas rapidamente, porém, ainda é o melhor momento para se conseguir um horário para atendimento presencial.

Quais são os documentos necessários

Se você realmente precisa fazer sua carteira de identidade, o número do CPF agora é indispensável, já que ele também será o seu RG. Além disso, é exigida a certidão de nascimento, para os solicitantes solteiros, e a certidão de casamento para casados, divorciados e viúvos, isso com as alterações devidamente averbadas. O documento pode ser o original ou uma cópia autenticada em cartório, mas precisa estar em perfeitas condições e não deve ser plastificada. Nos postos do IGP é aceita a certidão digital emitida pelo cartório. Para crianças menores de três anos e nos postos conveniados é necessário juntar uma cópia do documento impressa, conforme instruções no site. Também é solicitado o endereço.

Em relação à fotografia, você saberá se deve levar ou não de acordo com a unidade de identificação que você escolheu. Na hora do cadastro no site, se a unidade começar com “IGP”, não precisa levar foto. Isso porque nos postos do IGP temos o sistema digital que permite a captação da imagem na hora do atendimento. Nos chamados “postos de identificação”, que são pontos de atendimento conveniados com as prefeituras, é necessário que o cidadão também leve a fotografia impressa. No site do IGP você encontra as informações que você precisa.

Lembrando que o prazo de entrega da carteira de identidade continua sendo de até 15 dias úteis a partir da data do seu pagamento. A primeira via do documento feito em Santa Catarina continua sendo gratuita e o valor da taxa para emissão da segunda via também segue no mesmo valor, de R$ 40,45.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]

Polícia Militar de Porto União realiza campanha Natal Solidário

A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União iniciou a campanha de natal, com intuito de arrecadar doces, os quais serão distribuídos às crianças do município.  As doações poderão ser entregues na sede da Polícia Militar em Porto União, situada na Rua Nilo Peçanha, 1435 – Bairro São Pedro, até o […]