União da Vitória tem nesta terça-feira, 14, apenas um caso ativo da Covid-19. Para falar sobre esse e outros assuntos o Jornal Colmeia recebeu a presença do secretário de Saúde, Fernando Ferencz. O avanço da vacinação, a assinatura do Planifica SUS e a descentralização da farmácia básica para o Distrito de São Cristóvão foram abordados na conversa.
Para o secretário o principal motivo do número de casos ativos ter diminuído desta forma é a o avanço da vacinação. Hoje não há leitos UTI Covid e nem leitos de enfermaria ocupados por pacientes positivos.
Em relação a vacinação para primeira dose, todas as pessoas acima de 12 anos podem se vacinar. A segunda dose a partir dos 56 dias da primeira e a dose de reforço após 5 meses.
União da Vitória recebeu doses da Janssen e quem se vacinou com ela já pode tomar a dose reforço. Neste sábado, 18, haverá vacinação contra a Covid-19 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) das 8h às 12h.
Mulheres que tomaram a primeira dose da Janssen e neste período estão gestantes, tomarão a segunda dose da Pfizer explicou o secretário. “O Ministério da Saúde preconiza e as gestantes só podem tomar a Pfizer”, disse. Pessoas que se vacinaram com a primeira dose da Pfizer ou Astrazeneca antes do dia 19 de outubro já podem tomar a segunda dose.
Planifica SUS
Em evento realizado ontem,13, na Uniguaçu, aconteceu a assinatura do Planifica SUS, do Governo Federal, em que União da Vitória aderiu ao programa. “É um programa importante para tomarmos decisões nesse pós pandemia, vai ajudar muito”, frisou. Ferencz explicou que há um posto vitrine em Paula Freitas, onde acontece a tomada de decisões e experiências adaptadas que são repassadas aos outros postos dos municípios da Amsulpar.
Em União da Vitória será repassado antes ao posto do Rocio e posteriormente aos demais. “O trabalho continuará como está acontecendo hoje em dia, só que ele terá tutores que farão a avaliação, e também colocarão todo esse planejamento que o Governo está colocando no Planifica SUS para melhorias”, comentou o secretário.
Descentralização da farmácia básica
A farmácia municipal ganhará uma filial no Distrito de São Cristóvão. Uma farmácia básica será instalada, provavelmente no início do ano que vem, no bairro Nossa Senhora da Salete. Sua instalação será realizada após o aval do Conselho de Farmácia, que necessita da publicação de uma portaria que está passando por aprovação. “Isso é um pouco burocrático e demora um tempo”, disse, porém a farmacêutica do local já foi contratada e está trabalhando.
Você pode acompanhar a entrevista completa do secretário de Saúde abaixo: