Entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro o interior de Cruz Machado receberá técnicos da Secretaria do Estado da Saúde (SESA) e do município realizando ações de orientação a população sobre a Hantavirose.
No ano passado foram confirmados dois casos da doença, um na linha Encantilado e o outro na linha Rio da Areia. No total, em anos anteriores, foram sete pessoas vítimas da Hantavirose no município.
O QUE É HANTAVIROSE?
É uma doença perigosa, que pode levar à morte. Ela é causada por um vírus presente na urina, fezes e saliva dos ratos que vivem no mato (rato do arroz, rato da taquara).
COMO SE PEGA A DOENÇA?
Pela respiração de poeiras contaminadas com o vírus, principalmente em locais fechados. O contágio também é possível pela mordida do rato do mato.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS
No começo, parece uma gripe. A pessoa sente febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, tosse seca e falta de ar. Também podem ocorrer náuseas, vômitos e diarreias.
QUEM TEM MAIS CHANCES DE PEGAR HANTAVIROSE?
As pessoas que podem ter contato com os ratos do mato, como agricultores; pescadores; trabalhadores das áreas de reflorestamento; quem vive ou trabalha no campo; quem varre ou dorme em locais fechados há muito tempo, como galpões, paióis, armazéns, casas rurais, casas de campo, dentre outros.