Em coletiva de imprensa realizada na manhã dessa quinta-feira, 27, a Diretora Geral da Secretaria de Saúde de União da Vitória, Andrea Duarte, trouxe informações sobre o volume de atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e também da atuação da nova empresa para gestão compartilhada do local.
De dezembro para janeiro o número de procuras para atendimento de consultas a pacientes com sintomas de Covid-19 subiu 410%. No mês de dezembro de 2021 os casos ativos eram poucos. No dia 1º de dezembro haviam 11 casos ativos; no dia 15 não haviam casos e o ano fechou com apenas com 8 casos ativos.
Já no mês janeiro de 2022, os números dispararam. O município fechou a quarta-feira com 722 casos ativos e hoje, quinta-feira, 810.
Na primeira semana de dezembro foram realizadas 299 consultas de pessoas com sintomas de Covid-19. Na segunda semana 249; na terceira 289 e na última semana 278. Uma média de 250 consultas por semana.
Em janeiro, logo na primeira semana foram 658 consultas realizados, um aumento de 136%. Na segunda semana foram 765 consultas e na semana de 16 a 26 de janeiro foram 1.834 consultas realizados, um aumento de 140% da semana anterior.
A UPA faz coleta de material para identificação da Covid apenas de pessoas sintomáticas não sendo possível realizar o exame em pessoas assintomáticas que tiveram contato direto com algum paciente positivo.
No mês de dezembro também havia 18 funcionários distribuídos em escalas. Desde o dia 17 de dezembro a UPA se integrou a gestão compartilhada e agora mais 56 pessoas foram contratadas para dar suporte na estrutura operacional da UPA, triplicando o contingente do pessoal.
Você pode acompanhar a coletiva completa com a Diretora Geral da Saúde, Andrea Duarte, com todas as informações abaixo: