Imigrantes negros residentes na Ucrânia denunciam racismo ao tentar sair do país » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Imigrantes negros residentes na Ucrânia denunciam racismo ao tentar sair do país


28 de fevereiro de 2022

Foto: Reuters

Imigrantes negros que moram na Ucrânia estão sofrendo discriminação por parte das Forças Armadas do país e da Polônia, para onde grande parte dos refugiados da guerra contra a Rússia estão fugindo. Nas redes sociais e na comunicação social internacional, têm surgido cada vez mais relatos da complexa peregrinação de pessoas negras para escapar da invasão russa na Ucrânia e que denunciam racismo por parte da polícia e exército nacionais. As informações são do portal Diário do Centro do Mundo.

Algumas pessoas tentaram entrar nos autocarros mas basicamente não permitem que negros entrem. Estão a dar prioridades aos ucranianos. É o que dizem”, disse uma cidadã britânica de ascendência africana ao site Business Insider.

Pelo Twitter, a jornalista Nathália Urban, comentarista da TV 247, disse que “as redes sociais estão inundadas de relatos e vídeos de imigrantes africanos na Ucrânia sofrendo discriminação ao tentarem deixar o país”, e destacou: “agora estamos vendo as reclamações de brasileiros que enfrentam problemas semelhantes “. Jogadores brasileiros do Zorya (Guilherme Smith, Cristian Fagundes, Juninho, a esposa dele, Vitória Magalhães e o filho Benjamim, 4 anos) caminharam quase 10 horas a pé entre Lviv, no oeste do Ucrânia, e a fronteira, mas não conseguiram passar para o território polonês. 

A jornalista Stephanie Hegarty, da BBC, publicou uma série de tweets que explicam a provação dos estudantes. “Uma estudante nigeriana de Medicina, na fronteira da Polónia/Ucrânia (Medyka-Shehyni) disse-me que está à espera há sete horas para passar, ela diz que os guardas estão a travar as pessoas negras e a enviá-las de volta para o fim da fila, dizendo que têm de deixar passar os ‘ucranianos” primeiro”, escreveu.

Ainda de acordo com Hegarty, as forças polonesas negam discriminação: “o porta-voz da força de fronteira polonesa me disse que a Polônia está permitindo que qualquer pessoa que chegue à fronteira da Ucrânia entre na Polônia“.

**Notícia Preta

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]