Bituruna implantará ainda neste ano de 2022 o projeto Força das Araucárias que visa a redução no tempo de colheita do pinhão com a clonagem de mudas do Pinheiro Araucária. O programa vem sendo trabalhado desde 2016 em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
A clonagem consiste na retirada da muda, que fica na parte superior do pinheiro, mais especificamente na copa. Essa retirada acontece quando a parte reprodutiva da planta está madura, por isso ela precisa primeiro atingir os 2 metros de altura.
De acordo com o secretário de Agricultura, Mario Zampieron, já há no município mudas clonadas que, a partir do segundo ano de plantio, começaram a se reproduzir e a produzir o pinhão. “Nós temos, além do aceleramento da produção, que é o objetivo da clonagem, nós também temos a garantia que essa planta vai ser idêntica à sua mãe”, disse. Logo as mudas de árvores que têm um potencial grande de produção de pinhão, herdarão essa característica.
O projeto além de envolver a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, contará com o suporte da Secretaria de Educação para trabalhar o tema nas escolas; da Secretaria de Assistência Social com o projeto sendo voltado para as famílias assistidas pela pasta; e também com a Secretaria de Saúde.
As pessoas que participarão das capacitações serão organizadas de 8 á 12 famílias por grupo de acordo com a proximidade local de cada uma. Essas capacitações envolverão especificamente o trabalho de plantio da espécie.
Zampieron coloca que neste primeiro momento o projeto não será trabalhado com todos os agricultores do município por questões de balizamento de acordo com a capacidade técnica, operacional e financeira da secretaria. Em todo caso, o setor de Agricultura está à disposição de toda a população para dar orientações sobre a clonagem e plantio das Araucárias.