Dia Nacional da Luta Antimanicomial também é comemorado nessa quarta-feira » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Dia Nacional da Luta Antimanicomial também é comemorado nessa quarta-feira


18 de maio de 2022

Nesse dia 18 de maio, além Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, é lembrado também o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data homenageia à luta dos profissionais de saúde por um tratamento mais humano aos usuários do sistema de saúde mental.

Para a psicóloga e coordenadora do CAPS de União da Vitória, Cláudia Moema Zaions, a luta antimanicominal não é apenas uma luta dos pacientes e de suas famílias, é uma luta de toda a sociedade. “A gente tem que lembrar disso sempre, por uma sociedade sem manicómios: trancar não é tratar. Não é uma vez por anos, são todos os dias que a gente precisa lembrar disso”, colocou.

Pacientes de saúde mental necessitam do cuidado que acontece na sua residência, com sua família, vizinhos, amigos, no bairro onde vive, na UBS que frequenta, nos CRAS, nas escolas. “O tratamento do paciente de saúde mental abrange um todo”, frisa Cláudia.

Até os anos de 1980 o tratamento para o paciente de saúde mental era o de internamento psiquiátrico para que ele pudesse se curar. Mas foi comprovado que esse tipo de tratamento não funcionava e era mais uma política higienista.

Caso a população conheça alguém que necessite de ajuda é pedido para que se procure as UBS’s ou o CAPS pelo número (42) 3522 4406, ou na Rua Clotário Portugal, 889, centro.

Acompanhe o áudio completo da psicóloga Cláudia abaixo:

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Empresa cria robô que ajuda construir casas mais sustentáveis e baratas

Com inteligência artificial e um robô, essa empresa constrói casas sustentáveis diminuindo a emissão de poluição em até 80%. E a novidade pode ganhar o mundo! A startup britânica AUAR – Automated Architecture, conseguiu desenvolver um mini sistema de micro-fábricas. Em tempo recorde, eles conseguem entregar uma casa novinha de até seis andares de altura, […]

CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]