O prazo para as definição dos candidatos nas eleições de outubro termina no próximo dia 5 de agosto, de acordo com o calendário eleitoral. Nas convenções deste fim de semana, seis nomes foram confirmados na disputa pelo governo do Paraná. Somados as que já estavam definidos, até agora são nove pré-candidatos concorrendo ao cargo de governador.
O governador do Paraná, Ratinho Junior, por exemplo, foi confirmado como candidato à reeleição pelo PSD no sábado (30). A convenção reuniu cerca de 5 mil pessoas em um centro de eventos em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. No encontro, o partido lançou 55 nomes para concorrer a deputado estadual e 31 para federal. O vice-governador do Estado, Darci Piana (PSD), foi confirmado novamente para o cargo. Entre as siglas que apoiam a reeleição do governador, estão PP e MDB.
No mesmo dia, o PDT realizou convenção, com a presença do pré-candidato a presidente Ciro Gomes, e do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. Foram lançadas a pré-candidatura do ex-deputado federal Ricardo Gomyde a governador e da professora Eneida Desiree Salgado ao Senado.
O Partido da Mobilização Nacional (PMN) confirmou, no sábado, em convenção, Solange Ferreira Bueno como candidata ao governo do Paraná. O partido não terá postulante ao Senado. O PCO confirmou, neste domingo (31) Adriano Teixeira na disputa ao governo. O partido informou que ainda não definiu o nome do candidato a vice-governador.
O PSOL confirmou a candidatura de Angela Machado ao governo do Paraná e Sergio Nakatani (Rede) será o candidato a vice. O PSTU também escolheu no sábado o seu candidato ao governo: Ivan Ramos Bernardo.
A novela do Podemos
O Podemos é a dúvida no cenário da disputa pelo governo do Paraná. O senador Alvaro Dias chegou a cogitar entra no páreo, mas na convenção nacional do Podemos falou em lançar o senador Flávio Arns para o cargo. Para complicar ainda mais, as lideranças nacionais do Podemos convidaram Alvaro neste domingo (31) para concorrer a presidente. Por enquanto, no entanto, ele é pré-candidato ao Senado e enfrenta o ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil) que, segundo recentes pesquisas, está ‘colado’ em Alvaro. De qualquer forma, Alvaro deve dar uma resposta até o dia 5 de agosto, prazo máximo para definição das candidaturas, segundo o calendário eleitoral.
Veja quem são os candidatos ao governo confirmados até agora
Adriano Teixeira (PCO)
O nome de Adriano Teixeira, 35 anos, na disputa pelo governo, foi confirmado em convenção neste domingo (31). Ele já se candidatou a vereador em Paranavaí em 2020 e agora disputa o governo.
Angela Machado (PSOL)
A candidatura de Angela Alves Machado, 45 anos, ao governo foi oficializada neste sábado (30) pela federação formada pelo PSOL e pela Rede. Ela é professora da rede estadual há 25 anos em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Angela já concorreu ao cargo de vereadora de Curitiba em 2016 e 2020, mas não foi eleita.
Joni Correia (Democracia Cristã)
A candidatura de Joni Correia, 45 anos, ao governo foi confirmada em convenção no dia 23 de julho. Ele também é presidente estadual do Democracia Cristã. Masceu em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro, mas mora em Curitiba. É formado Direito e Publicidade e Propaganda. Trabalhou como professor, empresário, e foi diretor da Secretarias de Trabalho e Emprego de Curitiba e da Secretaria de Governo de Foz do Iguaçu.
Professor Ivan (PSTU)
O professor da rede estadual Ivan Ramos Bernardo, o professor Ivan, 53 anos, foi confirmado como candidato ao governo em convenção no sábado (31). Ele também concorreu em 2018 ao cargo de governador.
Ratinho Júnior (PSD)
A candidatura à reeleição de Carlos Roberto Massa Junior, Ratingo Jr, 41 anos, foi confirmada em convenção no sábado (30). Ele nasceu em Jandaia do Sul (PR). Empresário e comunicador, Ratinho Junior começou a trajetória política em 2002, aos 21 anos, quando foi eleito deputado estadual pelo PSB. Em 2006, pelo PPS, ele se elegeu deputado federal, cargo para o qual foi reconduzido em 2010, à época filiado ao PSC. Foi secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, no primeiro governo de Beto Richa. Em 2012, o então deputado disputou a prefeitura de Curitiba, mas não foi eleito. Em 2018, já no PSD, Ratinho Junior foi eleito governador do Paraná no primeiro turno – o mais jovem da história do Estado, com 37 anos.
Roberto Requião (PT)
A candidatura de Roberto Requião ao governo do estado foi confirmada no dia 23 de julho no sábado (23) em convenção realizada pela federação composta por PT, PV e PC do B. Jorge Samek será o vice. É a primeira eleição pelo PT, depois de 40 anos no PMDB. Foi governador em 1991, 2002 e 2006. Entre 1995 e 2002 e depois 2011 e 2019 foi senador.
Ricardo Gomyde (PDT)
O ex-deputado federal e advogado Ricardo Gomyde, 52 anos, foi confirmado como candidato ao governa do Paraná em convenção no último sábado. Ele foi eleito deputado federal em 1994 e em 2001, foi eleito vereador em Curitiba. Em 2002, no entanto, deixou o cargo para ser presidente da Paraná Esporte, cargo que exerceu até 2009.
Solange Ferreira Bueno (PMN)
Professora de piano há quase 40 anos, a maringaense Solange Ferreira Bueno, 55 anos, se filiou ao PMN em março, após receber a garantia do partido que teria a legenda para disputar o governo do Paraná, mesmo nunca tendo se candidatado a um cargo público antes. Alegando não querer fazer da política uma profissão, ela afirma que não quis começar com uma candidatura a vereadora ou deputada por não ver nesse caminho tradicional. A candidatura foi confirmada em convenção no sábado (30).
Vivi Motta (PCB)
Militante do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM), Viviane Motta, 30 anos, é de Cuiabá, onde se formou em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). É a primeira vez que disputa um cargo político. A candidatura foi oficializada em convenção do PCB realizada em 29 de julho, em Curitiba.
**BemParaná