Cooperativa de Apicultores Molimel em Porto União recebe Selo de Denominação de Origem » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cooperativa de Apicultores Molimel em Porto União recebe Selo de Denominação de Origem


15 de agosto de 2022

Na sexta-feira, 12, a Molimel recebeu o selo de Denominação de Origem pelo Mel de Melato da Bracatinga, exclusividade da região do planalto sulbrasileiro.

Em um esforço coletivo que envolveu diversas entidades como Universidade Federal de Santa Catarina, CIDASC, SENAR, Breyer entre outros, a Cooperativa de Apicultores Molimel, da comunidade Maquinista Molina recebeu a certificação de Identidade Regional, ou seja, a certificação de que seu mel é exclusivo, único e com características que só podem ser obtidas em uma determinada região, tornando o produto diferenciado.

Dentre os presentes, seu Antônio Ribeiro falou em nome de todos os associados contando a trajetória da cooperativa, as dificuldades encontradas e o quanto esse selo representa para a comunidade.

O selo abre diversas oportunidades para novos negócios incluindo o turismo. Estiveram presentes no evento diversos associados e representantes de todas as entidades envolvidas inclusive da Administração Municipal como o Vice Prefeito Erico Rosenscheg, Secretário de Administração Ruan Guilherme Wolf, Secretária de Cultura e Turismo Alice Schnornberger e o Presidente da Câmara de Vereadores Paulo Kovalski.

O Mel de Melato de Bracatinga é produzido a partir da interação entre o inseto chamado cochonilha, abelhas e bracatingas, ou seja, o melato produzido pelas cochonilhas instaladas nas bracatingas é coletado pelas abelhas e transformado em um tipo de mel único.

Para garantir a continuidade da produção e a qualidade do mel, a Universidade Federal de Santa Catarina, por meio Núcleo de Estudos das Abelhas, com a Doutora Marcia Regina Faita, acompanham o processo de dispersão de cochonilhas nas bracatingas, técnica que garante a expansão da área de produção do mel de melato. Dessa forma há alimento suficiente para as abelhas mesmo nos períodos mais frios e a continuidade da produção, permitindo ao apicultor o melhor planejamento e ao consumidor a garantia de qualidade.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de Porto Vitória disponibilizará ônibus neste sábado para eleitores que precisam regularizar título de eleitor

Atenção moradores de Porto Vitória que precisam regularizar o título de eleitor. Neste sábado, dia 04 de maio, a Prefeitura Municipal irá disponibilizar um ônibus para transporte até o Fórum Eleitoral de União da Vitória. O ônibus vai sair às 13h30 da frente do CRAS de Porto Vitória e o transporte será gratuito para o […]

Quem é a pessoa estampada nas notas de Real?

Esse rosto já esteve nas mãos da maioria dos brasileiros por aí A moça com louros na cabeça e com um olhar fixado ao horizonte, está presente em todas as cédulas de Real, juntamente com algum animal da fauna brasileira e certamente você já a viu por aí. Ela se trata de uma efígie, criada […]

Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]