A Saúde de União da Vitória está em constante melhorias, e várias dessas ações garantiram para o Município o destaque dentro do Programa Previne Brasil, garantindo a primeiro lugar no Ranking entre as cidades do sul do Paraná.
O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento utilizado pelo Ministério da Saúde e que altera a maneira do repasse dos recursos federais para a Atenção Primária à Saúde (APS).
Desde o início do Programa, União da Vitória já alcançou 100% do cadastramento de sua população, além de aumentar o Indicador Sintético Final (ISF), utilizado para definir o Pagamento por Desempenho da Secretaria Municipal de Saúde, passando da nota ISF 5,68% (ISF) em 2021, para 7,60% (ISF) no primeiro quadrimestre de 2022, garantindo 94,15 % dos recursos federais disponibilizados.
Segundo o secretário de Saúde, Diego Train, a melhora na posição do município decorre de um esforço constante da administração municipal na oferta de programas de prevenção, que são a base para evitar o aparecimento de doenças e redução dos danos que ela pode causar a saúde das pessoas.
“Desde o início do mandato atual, o prefeito Bachir Abbas, vem buscando essa atenção à saúde do munícipe de União da Vitória, em especial à prevenção, por isso a realização de campanhas voltadas para a saúde da mulher, do homem e das crianças, uma delas é a campanha de vacinação e outras que buscam dar mais qualidade de vida à população”, observa o secretário.
Indicadores e Melhorias
O Previne Brasil avalia sete indicadores que atuam diretamente na prevenção de doenças, com cobertura vacinal, testes em pacientes hipertensos e diabéticos e também no cuidado durante a gestação.
Para atender a esses requisitos, a secretaria de Saúde implementou diversas ações, entre elas a mudança para o sistema E-sus PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão), que tornou a gestão de saúde mais eficaz.
Após essa mudança foram intensificadas as ações de treinamento e utilização do sistema informatizado do Ministério da Saúde, atualização de protocolos, além de várias programações e ações de busca ativa de pacientes faltosos, e disponibilidade de horários alternativos para atendimento aos pacientes.
Hoje União da Vitória trabalha com programas e planilhas onde é possível comparar dados e monitorar todos os serviços e atendimentos que são realizados com os munícipes, como consultas de gestantes, medição de pressão arterial, realização de exames, consultas odontológicas, dentre outros indicadores que fazem parte do programa.
“Essas ferramentas apontam as lacunas dos atendimentos e ajudam a definir os caminhos que são percorridos para auxiliar as Unidades de Saúde e seus Profissionais a cuidarem melhor da população, proporcionando qualidade no serviço prestado, eficiência e satisfação do paciente”, explicou Diego.