25º Zona Eleitoral de Porto União realiza carga e lacre de urnas eletrônicas » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

25º Zona Eleitoral de Porto União realiza carga e lacre de urnas eletrônicas


22 de setembro de 2022

Ilustrativa. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Nessa quinta e sexta-feira, 22 e 23, o Cartório Eleitoral de Porto União está realizando as audiências públicas de geração de mídias e configuração e lacração de urnas na 25ª Zona Eleitoral. O chefe do cartório, Brayner Kirst, explica que todo procedimento pode ser acompanhado pela população. Na terça-feira, 20, o mesmo procedimento aconteceu na 33ª Zona Eleitoral de União da Vitória.

A cerimônia de geração de mídias consiste em preparar as mídias com os dados que serão inseridos nas urnas eletrônicas. Como as urnas não possuem nenhum tipo de conexão de rede (internetwifibluetooth), os dados e sistemas devem ser gravados em mídias para posterior carga nas urnas, contendo: partidos políticos, federações, coligações, público votante, seções eleitorais, pessoas candidatas, sistemas utilizados nas urnas para auditoria, votação, apuração, justificativa de voto, entre outros. 

Acompanhe a fala do chefe do Cartório Eleitoral abaixo

Já na cerimônia pública de preparação de urnas as mídias geradas para cada seção eleitoral são inseridas nos equipamentos de votação. Isso permite a transferência dos dados, sistemas e aplicativos, estabelecendo correspondência entre urna e seção eleitoral. Neste evento também são realizadas a demonstração de votação e a verificação de autenticidade acionada pelos aplicativos VPP (Verificador Pré/Pós-Eleição) e AVPART (Programa de Verificação de Autenticidade dos Programas da Urna). Após a carga, as urnas são fisicamente lacradas e ficam prontas para serem utilizadas nas eleições. 

Tais procedimentos permitem aos interessados verificar se o sistema carregado nos equipamentos possui os mesmos códigos-fonte abertos, compilados, assinados e lacrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Há existência da Página “Fato ou Boato”, que traz esclarecimentos sobre informações falsas: https://www.justicaeleitoral.jus.br/fato-ou-boato/ e a página da urna eletrônica (https://www.justicaeleitoral.jus.br/urna-eletronica/) com diversas informações oficiais sobre o tema. 

Mesários e justificativa de voto

O chefe do Cartório Eleitoral de Porto União pontua que este ano o pagamento do auxílio cedido ao mesário será feito via PIX e a chave deve ser o CPF. Na oportunidade ele também falou sobre a justificativa do voto que pode ser realizada via aplicativo e-Título.

Acompanhe a fala de Kirst abaixo

Lembrando que os eleitores podem fazer o download do app e-Título até a véspera da eleição. No dia das eleições o download do mesmo será bloqueado.

Qualquer informação ou esclarecimento o eleitor pode realizar o contato com o Cartório Eleitoral de Porto União via WhatsApp no 42 3523 3332. 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Aposentados do INSS não devem procurar o FUMPREVI para prova de vida

O Fundo Municipal de Previdência de União da Vitória (FUMPREVI) está orientando aposentados e pensionistas sobre a realização da prova de vida, após o aumento na procura de beneficiários do INSS pelo serviço no órgão municipal. A situação tem gerado dúvidas e deslocamentos desnecessários de pessoas que não fazem parte do regime próprio do município. […]

Abertas as inscrições para o Circuito de Corrida de Rua de Porto União

A Prefeitura de Porto União, por meio do Departamento Municipal de Esportes, abriu nesta quinta-feira (6) as inscrições para a 1ª Etapa do Circuito de Corrida de Rua do município. A competição faz parte do calendário esportivo oficial e tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas e ampliar a participação da comunidade em […]

Regras sobre pensão ficam mais rígidas em 2026

As mudanças previstas para 2026 nas regras da pensão alimentícia trazem ajustes importantes e mais rigor para quem é obrigado a pagar. O valor da pensão passa a ter reajuste automático com base no novo salário mínimo, fixado em R$ 1.621, e o combate à inadimplência se torna mais severo. Uma das principais alterações é […]