A tradicional feira da Estação União está mudando de local. O Jornal Colmeia de hoje, 17, recebeu o secretário de Agricultura de União da Vitória, Marcelo Schlenert, que explicou o motivo da mudança e para onde os feirantes irão expor a partir do ano que vem, de forma definitiva, seus produtos consumidos com alegria pelo Vale do Iguaçu.
O secretário explicou que há 30 anos os feirantes estão alocados de maneira improvisada na Estação União. “Ali não é o local da feira. Ali antigamente servia para os trens, a estação ferroviária, e depois como patrimônio cultural para projetos culturais”, colocou.
Sempre que há um evento realizado no local os feirantes precisam expor seus produtos do lado de fora da estação. Schlenert disse que houve um estudo de locais junto a pasta de planejamento da prefeitura, assim como também houve conversas com os representantes da feira, que entre as demandas, colocaram que não houvesse a separação das cidades Porto União e União da Vitória.
“A gente foi passando as opções pra eles e chegamos a um denominador comum que é ali do lado do Corpo de Bombeiros, na Rua 1º de Maio. Eles vão sair da antiga estação ferroviária e vão para a antiga rodoviária de União da Vitória”, disse o secretário.
Aos sábados a rua será fechada para uso exclusivo dos feirantes. O investimento no local é de cerca de R$ 200 mil e haverá cobertura de policarbonato com bancadas para cada feirante. “Definitivamente eles irão mudar em fevereiro para o local”, comentou o secretário.
Dia 19 de novembro e 10 de dezembro a feira estará ao lado do Corpo de Bombeiros devido a eventos na Estação União. Nos outros sábados a feira continua até o mês de fevereiro, na estação.
Acompanhe a entrevista completa abaixo: