Pesquisa busca jovens descendentes de poloneses no Brasil » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Pesquisa busca jovens descendentes de poloneses no Brasil


7 de fevereiro de 2023

Ilustrativa/Foto: Cido Marques/FCC

Uma pesquisa de doutorado está descobrindo as relações entre Polônia e Brasil através dos jovens descendentes espalhados pelo país. A intenção do estudo é entender como as mudanças na sociedade e as diferentes formas de comunicação afetam o comportamento da juventude polono-brasileira. Para participar, é muito simples: os jovens descendentes de poloneses podem acessar um questionário e responder as perguntas pelo link: https://bit.ly/Jovenspoloneses. A participação é voluntária e fundamental para a conclusão do estudo.

O estudo é desenvolvido pela doutoranda Larissa Drabeski, com orientação da professora Valquíria Michela John. Quando a pesquisa for concluída, a tese será pública e de livre acesso.

“A participação da comunidade é fundamental para o sucesso desta pesquisa, e o questionário é muito breve. Não custa nada e vai auxiliar muito, em apenas 10 minutos as perguntinhas já estão respondidas”, explica Larissa.

Com o título “Ressignificação da identidade étnica de jovens polono-brasileiros entre a tradição e as mutações comunicativas”, a pesquisa faz parte da tese de doutorado sobre a identidade polono-brasileira desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Dúvidas ou sugestões podem ser encaminhadas diretamente à autora, pelo e-mail larissadrabeski@gmail.com.

Descendentes de poloneses em foco

Esta não é a primeira vez que a autora traz os descendentes de imigrantes poloneses para as pesquisas universitárias. Outro trabalho já desenvolvido pelas autoras foi a dissertação “Identidade polono-brasileira em São Mateus do Sul – PR : processos comunicativos de expressão étnica tecidos em família”, que investigou a identidade étnica nas práticas cotidianas de duas famílias de origem polonesa no município do interior do Paraná.

Agora, o objetivo é dar continuidade à pesquisa anteriormente desenvolvida, desta vez aprofundando o olhar para essas relações identitárias entre os jovens.

**Portal RDX

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]