Aplicativo Nota Fiscal Fácil já está disponível para produtores rurais de Santa Catarina » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Aplicativo Nota Fiscal Fácil já está disponível para produtores rurais de Santa Catarina


13 de abril de 2023

Divulgação/SAR

Os agricultores e pecuaristas de Santa Catarina poderão emitir a Nota Fiscal pelo celular, com o mesmo resultado da versão em papel, sem a necessidade de impressão e de conexão com a internet. A ação faz parte do Plano de Ajuste Fiscal de Santa Catarina – Pafisc, lançado pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC), e conta com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Agricultura.

 “O aplicativo atende a uma demanda urgente dos produtores rurais que precisam emitir a nota eletrônica e não possuem acesso à Internet. A partir de agora os agricultores poderão emitir os documentos pelo celular, mesmo sem conexão e sem a necessidade de impressora. Mais uma ação para desburocratizar e facilitar a vida de quem produz”, destaca o secretário da Agricultura Valdir Colatto.

A NFF trará ainda facilidades na emissão do documento fiscal, bastará o produtor completar itens como nome do produto, quantidade, valor unitário e destinatário. A novidade beneficia principalmente os pequenos produtores rurais, que ainda emitem as notas fiscais de produtor em papel e não contam com grande aparato tecnológico à disposição. “A implantação do aplicativo em Santa Catarina atende a um pedido do governador Jorginho Mello, que conhece as dificuldades e reconhece a importância dos pequenos produtores para a economia catarinense”, ressalta o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert.

A Secretaria da Agricultura defende ainda prorrogação do prazo para o uso obrigatório da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) em todo o país. A medida em vigor atualmente prevê que, a partir de 1º de julho, agricultores e pequenos pecuaristas terão de usar exclusivamente a NFP-e para a comercialização de seus produtos. Cabe ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) avaliar a possibilidade de adiamento para 2024.

Dados de 2022 apontam que foram emitidos mais de 3 milhões de documentos fiscais pelos contribuintes abrangidos pela Nota Fiscal Fácil em Santa Catarina. A Secretaria da Fazenda planeja habilitar o aplicativo da NFF aos microempreendedores individuais (MEIs) do Estado no segundo semestre.

COMO ACESSAR

O aplicativo da Nota Fiscal Fácil está disponível para download no Google Play (celulares com sistema Android) e na App Store para usuários do iPhone (sistema IOS).

Baixe o APP pelos links abaixo ou pesquise na loja de aplicativos por “nota fiscal facil” ou “nff”. Instale o aplicativo fornecido pela PROCERGS.

  • App Store
  • Google Play
  • Quem pode usar
  • Transportadores Autônomos de Cargas:
  • Emissão de CT-e e MDF-e relativos às prestações de serviços de transporte rodoviário de cargas.
  • Produtor Primário
  • Emissão de NF-e em saídas internas de produção para contribuinte do ICMS ou para consumidor final.

A emissão de notas fiscais no aplicativo está limitada ao valor de R$ 500 mil por nota. O aplicativo não impede e não substitui por completo o uso do Emissor de NFP-e do SAT ou emissor próprio (TTD 704).

PRODUTOS CADASTRADOS

Produtos cadastrados na NFF tem uma abrangência de 80 a 90% do valor econômico de notas de produtor eletrônicas emitidas atualmente.

PRINCIPAIS CATEGORIAS:

  • Hortifrutícolas
  • Animais – pesca, bovino, frango, suínos, outros
  • Produtos madeireiros
  • Cereais e outros cultivos
  • Ovos, leite, fumo, soja, outros

MAIS INFORMAÇÕES

Os Manuais de Utilização; de Operações e outras as informações sobre a NFF estão disponíveis em:

  • NFF – Nota Fiscal Fácil – Transportador Autônomo de Carga
  • NFF – Nota Fiscal Fácil – Produtor Primário

**JMais

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Empresa cria robô que ajuda construir casas mais sustentáveis e baratas

Com inteligência artificial e um robô, essa empresa constrói casas sustentáveis diminuindo a emissão de poluição em até 80%. E a novidade pode ganhar o mundo! A startup britânica AUAR – Automated Architecture, conseguiu desenvolver um mini sistema de micro-fábricas. Em tempo recorde, eles conseguem entregar uma casa novinha de até seis andares de altura, […]

CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]