Missão Harvard IFPR: aluna de União da Vitória nos Estados Unidos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Missão Harvard IFPR: aluna de União da Vitória nos Estados Unidos


31 de maio de 2023

Luísa Pedrolli (primeira da esquerda para a direita) com outros alunos do IFPR. Fotos: Divulgação/Reprodução

Uma aluna do IFPR campus de União da Vitória, selecionada para apresentar o seu projeto em Harvard, está entre os 13 alunos do Paraná que viajaram para os Estados Unidos na Missão IFPR/MIT/Harvard 2023.

O Coordenador da missão IFPR em Harvard, Professor César Serafin, conta o que é essa missão.

Inscrita na missão, a estudante do terceiro ano do curso Técnico em Informática do Campus União da Vitória do IFPR, Luísa Pedrolli, foi aprovada em primeiro lugar no processo seletivo para apresentar o seu projeto em Harvard.

A estudante teve a oportunidade de apresentar seu projeto pré-selecionado pelo IFPR e recebeu sugestões de professores de renome internacional no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Harvard.

A programação foi composta de ações educacionais, científicas e culturais, incluindo imersão e aulas de empreendedorismo em Harvard e MIT, em Cambridge, nos Estados Unidos.

O professor César Serafin, destacou o projeto de Luísa e incentivou mais alunos a inscreverem seus projetos.

Para concorrer a uma das vagas, Luísa precisou submeter dois projetos para avaliação: um projeto mínimo viável (PMV), visando levantar parte dos recursos para a expedição, e um pré-projeto de impacto social.

O Projeto Mínimo Viável (PMV) apresentado pela estudante é uma proposta de empreendedorismo baseada na venda de pão de mel, sendo comercializado em unidade, por R$ 5,00 ou kits especiais de 6 unidades, por R$ 25,00.

Já o pré-projeto de impacto social escolhido: A Matemática transforma!, consiste em ações educacionais visando democratizar a educação em Matemática, conscientizando estudantes, professores e comunidade de que as olimpíadas do conhecimento são importantes e trazem muitas oportunidades para nossos adolescentes.

Dentre as atividades do projeto, estão previstas palestras de conscientização e oficinas com o intuito de melhorar o nível dos estudantes em matemática e o seu desempenho nas olimpíadas da área. Luísa tem propriedade para falar sobre a importância dessas competição, pois ela vem obtendo premiações a nível regional e nacional nas Olimpíadas de Conhecimento. No ano de 2021, obteve premiação em todas as seis olimpíadas que participou e recentemente foi homenageada com moção de aplausos pela câmara de vereadores dos munícipios de União da Vitória e Paula Freitas. As conquistas também possibilitaram a sua participação no 63 London International Youth Science Forum (LIYSF 2022), de forma remota, como um dos 24 estudantes brasileiros selecionados pela Rede Poc International Education para o evento.

**Da redação com informações do blog Ivo Dolinski

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]