Canoinhense vence na corrida do fim do mundo » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Canoinhense vence na corrida do fim do mundo


30 de agosto de 2023

Ele chegou em primeiro na categoria até 30 anos correndo 42 km na neve

Divulgação

O canoinhense Rômulo Kuchnir, de 25 anos, venceu a sua categoria na prova Mountain do Fim do Mundo. São 42 quilômetros de corrida na neve em temperaturas que podem chegar a -10ºC.

Kuchnir ficou em primeiro na categoria até 30 anos e 23º na classificação geral. O percurso inclui bosques, trilhas e alta montanha.

“Correr os 42 km de uma maratona em condições favoráveis já é muito difícil, correr no Ushuaia no frio extremo essa dificuldade aumenta e muito”, destaca Kuchnir.

O atleta afirma que, por morar em Canoinhas, no sul, pensou que conseguiria treinar no frio antes da corrida, porém nesse ano o nosso inverno não ajudou e teve poucos dias de frio. “Então não consegui treinar nessa especificidade, chegando em Ushuaia, a cidade estava sem nevar há duas semanas. Nos dois primeiros dias que estávamos na cidade, nevou o dia todo, o que prejudicou totalmente o percurso da corrida. A sensação era estar correndo em areia fofa o tempo todo com o pé afundando”, revela o atleta.

“O esforço foi dobrado, durante o percurso também tivemos que subir uma pista de ski do Cerro Castor. Chegando ao cume da montanha enfrentei muito vento e neve, me obrigando a colocar meu anorak (corta vento – impermeável) para evitar uma hipotermia”, relembra.

Os primeiros colocados geral foram argentinos, provavelmente já adaptados com a realidade do local. “E por isso senti um imenso orgulho de levar a cidade de Canoinhas junto comigo nesse desafio extremo”, conclui.

O Mountain Do Fim do Mundo foi realizado no sábado, 26, faz parte do circuito internacional e acontece em Ushuaia, na cidade mais austral do mundo. O local da corrida é na estação de ski Cerro Castor, na província da Terra do Fogo – Argentina.

“É um desafio no frio extremo. Uma oportunidade única de superação. Parabéns ao Rômulo pelo desempenho e por representar Canoinhas”, enaltece o gestor da FMEL, Jean Dondé.

Ushuaia é uma cidade turística na Argentina que fica no arquipélago da Terra do Fogo, no extremo sul da América do Sul, conhecido como “fim do mundo”. Localizada em uma colina íngreme e sujeita a ventos muito fortes, a cidade é cercada pela cordilheira Martial e pelo Estreito de Beagle. Ela serve como base para cruzeiros e passeios pela Antártida que passam pela ilha Yécapasela, conhecida como a “Ilha do Pinguim” por conta de suas colônias de pinguins.

**JMais

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


União da Vitória lidera geração de empregos, mas mercado de trabalho segue instável na AMSULPAR

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que a recuperação do emprego formal na região da AMSULPAR, ao longo dos últimos cinco anos, ocorreu de forma desigual. Embora haja períodos de avanço no saldo regional, a geração de vagas permanece concentrada em poucos municípios, enquanto cidades menores enfrentam oscilações frequentes e […]

Alunos retornam às aulas na Rede Municipal de Ensino de União da Vitória

Mais de 5,6 mil alunos retornaram às atividades escolares na Rede Municipal de Ensino de União da Vitória. O ano letivo de 2026 começou oficialmente nesta quinta-feira, dia 5, com a volta às aulas de mais de 4,6 mil estudantes, com idades entre 0 e 10 anos, distribuídos em 24 Escolas Municipais e 15 Centros […]

Vestibular UNESPAR/UNIUV vai até dia 18

A Rádio Colmeia recebeu, a visita do representante da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus de União da Vitória, Cléris Mauro Schafascek, para a divulgação do Vestibular Especial que oferta cursos de bacharelado recentemente incorporados da extinta Uniuv. Durante a entrevista, o representante destacou que a incorporação dos cursos fortalece ainda mais o ensino […]