Bombeiros resgatam 12 gatos de casa atingida pela cheia do Iguaçu em União da Vitória » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Bombeiros resgatam 12 gatos de casa atingida pela cheia do Iguaçu em União da Vitória


10 de novembro de 2023

Divulgação

Desde o início de outubro, quando a cheia do Iguaçu tirou milhares de pessoas de suas casas em União da Vitória, outra situação tem preocupado: o abandono de animais domésticos.

A equipe do Corpo de Bombeiros de União da Vitória realiza resgates diariamente de animais, em sua maioria, cães e gatos, em situação de risco. Os que não podem ser resgatados estão sendo monitorados e alimentados pela equipe.

No bairro São Bernardo, um dos locais mais afetados pela cheia, existe uma casa com dezenas de gatos que estão recebendo os cuidados dos bombeiros desde o início da enchente. Mas após a última visita na “casa dos gatos” (forma carinhosa que os bombeiros chamam a residência), os bombeiros militares, cabo Diego Fleitux e sargento Andrade, ficaram preocupados com o que encontraram, como explica Fleitux: “Segundo uma vizinha, na casa há quase 40 gatos, nós colocávamos bastante comida, mas não era o suficiente. Da última vez que fomos havia muitos gatos desnutridos, bem magrinhos e quatro já tinham morrido. A gente foi embora e eu fiquei com aquilo na cabeça, que tínhamos que tentar dar um jeito de pelo menos diminuir a quantidade de gatos no local”, explicou o bombeiro.

No outro dia, Fleitux entrou em contato com Vanessa Witiuk, responsável pelo abrigo de animais construído para os cães e gatos abandonados por seus tutores durante a cheia, e juntos conseguiram uma doação de portas da empresa Pormade para a construção de um gatil para abrigar os gatos resgatados, visto que o abrigo já estava lotado.

Com lugar garantido para os gatos, uma nova equipe composta pelo sargento Carvalho, cabo Barrida e cabo Fleitux saiu na tarde de quarta-feira, 8, para resgatar a maior quantidade possível de felinos.

“Conseguimos resgatar 12 gatos, não conseguimos pegar todos porque alguns eram bem ariscos e espertos, acabavam fugindo quando a gente se aproximava. Com isso o número de gatos no local diminui significativamente e a ração que deixarmos lá, será suficiente”, explicou Fleitux.

**Portal da Cidade

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


SEA abre inscrições para contratação de técnicos agrimensores em Santa Catarina

O período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, promovido pela Secretaria de Estado da Administração (SEA), já está aberto para o preenchimento de 10 vagas temporárias de técnicos agrimensores, incluindo uma reservada para Pessoa com Deficiência (PCD).  O objetivo da contratação é atender à crescente demanda por celeridade nos processos de regularização fundiária, gerenciados […]

Junta Comercial do Paraná inicia treinamento de IA para uso no Empresa Fácil

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) iniciou nesta semana o treinamento de Inteligência Artificial (IA) para uso no Empresa Fácil, sistema público paranaense que atende o cidadão no registro e alteração de empresas, cadastro de leiloeiros e tradutores. A proposta é que a IA colabore no filtro e encaminhamento dos cerca de 1,5 mil processos […]

Novo sistema de alerta para desastres estará disponível para todo o Paraná em dezembro

A partir do dia 4 de dezembro, o sistema de alerta para desastres extremos via telefonia celular, utilizando a tecnologia cell broadcast, vai abranger o Paraná inteiro, assim como todos os estados das regiões Sul e Sudeste. A implantação do Defesa Civil Alerta foi definida nesta terça-feira (19), em uma reunião entre o coordenador estadual […]