Levantamento do TCE mostra que 74% dos Municípios catarinenses têm fila de espera para saúde mental » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Levantamento do TCE mostra que 74% dos Municípios catarinenses têm fila de espera para saúde mental


9 de abril de 2024

Ilustrativa

Um estudo do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) reúne dados sobre atendimentos de saúde mental em todos os municípios catarinenses. Segundo o levantamento, existe uma fila de espera por atendimento de saúde mental com psiquiatra ou psicólogo em cerca de 74% das cidades do Estado. Na região, apenas Três Barras, Irineópolis, Monte Castelo e Porto União dizem que não têm fila de espera.

O conselheiro Luiz Eduardo Cherem, do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), participou de audiência com o secretário-geral da presidência do Tribunal de Contas da União (TCU), Frederico Dias, em Brasília. Na oportunidade, Cherem, que é o relator temático da área da Saúde, apresentou o trabalho “O TCE/SC na busca da melhoria da saúde mental em Santa Catarina”, destacando a importância da atuação do controle externo nessa área. No documento constam dados como o que verificou filas de espera nos Municípios catarinenses.

“Mostramos a importância do nosso trabalho para o TCU também participar do processo de melhoria da saúde nessa área e para estimular os demais Estados a fazer o mesmo. Temos essa nossa realidade, mas há Estados com dificuldades ainda maior em propiciar saúde pública de qualidade. Foi também uma forma de informar o TCU da gravidade da situação e da falta de perspectiva de investimentos em saúde mental por parte dos municípios”, explica Cherem. 

CAPS

Os dados mostram que 60% dos Municípios não têm Centro de Apoio Psicossocial (Caps). Canoinhas está entre as cidades que têm uma unidade do serviço, porém, há filas para receber atendimento.

A pesquisa aponta ainda que só 14 municípios possuem leitos de saúde mental em hospitais públicos. O equivalente a 4,75% do Estado. Há municípios que compram espaço na rede privada, o que ainda não é suficiente para atender toda a demanda.

Na comarca, o único hospital que tem leitos psiquiátricos é o Félix da Costa Gomes, de Três Barras. São 10 e sempre estão lotados. Na região, o Hospital de Papanduva também ofereça 10 leitos.

Ao todo, o levantamento de dados do TCE aponta que 243 cidades catarinenses têm dificuldade para disponibilizar leitos para pacientes de saúde mental. Ou seja, 82% dos municípios de Santa Catarina. Esse é um dos principais pontos de atenção para a gestão pública e que pode levar a recomendações do Tribunal de Contas para melhorias no serviço.

Pessoas com depressão, abuso de substâncias químicas, esquizofrenia e transtornos de Atenção com Hiperatividade, personalidade e do espectro autista são as mais atendidas, ainda segundo a pesquisa. Todos os dados reunidos foram disponibilizados à sociedade e aos gestores públicos dentro da ferramenta Farol, do próprio TCE. A partir de agora, o monitoramento será contínuo e deve se tornar mais aprofundado para verificar a qualidade do serviço ofertado.

**JMais

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Escolhida a rainha do Município de Bela Vista do Toldo

Em uma noite marcada pela valorização da cultura e da identidade local, a Prefeitura de Bela Vista do Toldo realizou, na sexta-feira (30), a eleição da nova realeza do município. O evento reuniu cinco candidatas em um desfile que avaliou critérios como beleza, elegância, simpatia e desenvoltura, destacando o envolvimento da juventude com as tradições […]

Ato em defesa dos animais reune mais de 200 pessoas

Um ato em defesa da causa animal mobilizou aproximadamente 200 pessoas na manhã deste domingo (01), na Praça Coronel Amazonas, em União da Vitória A manifestação foi marcada por indignação e pedidos de justiça pelo caso que vitimou o cão conhecido como Orelha, que se tornou símbolo da luta contra os maus-tratos a animais. A […]

Fé, emoção e devoção marcam a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Foto:Salete A manhã deste domingo foi marcada por fé e tradição em União da Vitória, durante a tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, realizada na capela dedicada à padroeira. Conhecida por sua arquitetura que remete a um barco, símbolo da proteção aos navegantes, a celebração reuniu fiéis das cidades irmãs de União […]