Associação Arte do Porto entrega nesta quinta o Troféu Valor Cultural » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Associação Arte do Porto entrega nesta quinta o Troféu Valor Cultural


16 de abril de 2024

O prêmio é um reconhecimento ao excelente trabalho dos artesãos do município, que batalham pela manutenção de técnicas manuais e étnicas

Divulgação

Na noite desta próxima quinta-feira, 18 de abril de 2024, as 19h30min, acontece na Sala de Eventos do Armazém 1, na Estação União em frente à Praça Hercílio Luz, a entrega do Troféu Valor Cultural, Edição Especial da Associação Arte do Porto. Todos são convidados para prestigiar esse momento.

Conheça um pouco sobre o Troféu Valor Cultural

A Associação de Artesãos de Porto União foi fundada em 09 de março de 2006, oriunda de um grupo reunido pelo Bem-estar Social do município, e inicialmente ligada ao Clube de Mães, foi instalada no Terminal Urbano.

No início, todos de forma independente colocavam seus produtos para venda. Após a eleição de uma diretoria o objetivo foi garimpar artesãos com perfil para o que seria a base do trabalho. Manutenção do fazer manual e o resgate de técnicas artesanais norteariam o propósito da Associação.

Nesse quesito foram enfrentadas algumas resistências pois a compreensão do trabalho ainda era pequena. Contudo, a seleção de técnicas e artesãos acabou sendo natural. Grandemente foram melhorando o trabalho, e em 2010 se tornou Utilidade Pública no município, e também teve o nome Arte do Porto inserido no livro “Feito a Mãos” editado pelo Estado de Santa Catarina, como referência em artesanato étnico cultural.

Em 2013, a Arte do Porto cria o Troféu Valor Cultural Profª Lucia Kroetz de Oliveira, esta, exímia bordadeira, e que seria ofertado para artesãos ou pessoas que batalham pela manutenção de técnicas manuais e étnicas, bem como àquelas que incentivam o setor, e se preocupam com a preservação de nossa história. Deste, já foram feitas 6 edições sendo duas in memoriam.

Um dos maiores feitos da Arte do Porto, sem dúvida foi o restauro do Armazém 1 na Estação União, cujo trabalho se deu em ano de pandemia, através do Edital Elisabete Anderle 2020, mas também com aporte financeiro da Associação. Hoje, o desafio é manter o trabalho neste espaço e tentar fazer com que haja compreensão da importância do Armazém no contexto histórico da Estação e do município.

Neste ano de 2024 ao completar 18 anos, o desejo é que a Associação possa dar continuidade a esta história e também deixar um legado de cultura e arte.

**Portal da Cidade

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


União da Vitória lidera geração de empregos, mas mercado de trabalho segue instável na AMSULPAR

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que a recuperação do emprego formal na região da AMSULPAR, ao longo dos últimos cinco anos, ocorreu de forma desigual. Embora haja períodos de avanço no saldo regional, a geração de vagas permanece concentrada em poucos municípios, enquanto cidades menores enfrentam oscilações frequentes e […]

Alunos retornam às aulas na Rede Municipal de Ensino de União da Vitória

Mais de 5,6 mil alunos retornaram às atividades escolares na Rede Municipal de Ensino de União da Vitória. O ano letivo de 2026 começou oficialmente nesta quinta-feira, dia 5, com a volta às aulas de mais de 4,6 mil estudantes, com idades entre 0 e 10 anos, distribuídos em 24 Escolas Municipais e 15 Centros […]

Vestibular UNESPAR/UNIUV vai até dia 18

A Rádio Colmeia recebeu, a visita do representante da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus de União da Vitória, Cléris Mauro Schafascek, para a divulgação do Vestibular Especial que oferta cursos de bacharelado recentemente incorporados da extinta Uniuv. Durante a entrevista, o representante destacou que a incorporação dos cursos fortalece ainda mais o ensino […]