Associação Arte do Porto entrega nesta quinta o Troféu Valor Cultural » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Associação Arte do Porto entrega nesta quinta o Troféu Valor Cultural


16 de abril de 2024

O prêmio é um reconhecimento ao excelente trabalho dos artesãos do município, que batalham pela manutenção de técnicas manuais e étnicas

Divulgação

Na noite desta próxima quinta-feira, 18 de abril de 2024, as 19h30min, acontece na Sala de Eventos do Armazém 1, na Estação União em frente à Praça Hercílio Luz, a entrega do Troféu Valor Cultural, Edição Especial da Associação Arte do Porto. Todos são convidados para prestigiar esse momento.

Conheça um pouco sobre o Troféu Valor Cultural

A Associação de Artesãos de Porto União foi fundada em 09 de março de 2006, oriunda de um grupo reunido pelo Bem-estar Social do município, e inicialmente ligada ao Clube de Mães, foi instalada no Terminal Urbano.

No início, todos de forma independente colocavam seus produtos para venda. Após a eleição de uma diretoria o objetivo foi garimpar artesãos com perfil para o que seria a base do trabalho. Manutenção do fazer manual e o resgate de técnicas artesanais norteariam o propósito da Associação.

Nesse quesito foram enfrentadas algumas resistências pois a compreensão do trabalho ainda era pequena. Contudo, a seleção de técnicas e artesãos acabou sendo natural. Grandemente foram melhorando o trabalho, e em 2010 se tornou Utilidade Pública no município, e também teve o nome Arte do Porto inserido no livro “Feito a Mãos” editado pelo Estado de Santa Catarina, como referência em artesanato étnico cultural.

Em 2013, a Arte do Porto cria o Troféu Valor Cultural Profª Lucia Kroetz de Oliveira, esta, exímia bordadeira, e que seria ofertado para artesãos ou pessoas que batalham pela manutenção de técnicas manuais e étnicas, bem como àquelas que incentivam o setor, e se preocupam com a preservação de nossa história. Deste, já foram feitas 6 edições sendo duas in memoriam.

Um dos maiores feitos da Arte do Porto, sem dúvida foi o restauro do Armazém 1 na Estação União, cujo trabalho se deu em ano de pandemia, através do Edital Elisabete Anderle 2020, mas também com aporte financeiro da Associação. Hoje, o desafio é manter o trabalho neste espaço e tentar fazer com que haja compreensão da importância do Armazém no contexto histórico da Estação e do município.

Neste ano de 2024 ao completar 18 anos, o desejo é que a Associação possa dar continuidade a esta história e também deixar um legado de cultura e arte.

**Portal da Cidade

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]