Rede de gás natural deve começar a funcionar em Canoinhas em 2025 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Rede de gás natural deve começar a funcionar em Canoinhas em 2025


25 de abril de 2024

A direção da SC-Gás anunciou na noite desta terça-feira, 23, na sede da Associação Empresarial de Canoinhas (Acic), o projeto de expansão da rede de gás natural para o Planalto Norte.

As primeiras tratativas sobre essa expansão começaram há 15 anos, e a questão sofreu vários reveses. Desta vez, no entanto, a SC-Gás garante que o projeto amadureceu e já há recursos aportados, sendo que até metade de 2025 um posto de armazenamento de gás natural deve ser inaugurado em Três Barras. O investimento é da ordem de R$ 23 milhões. A princípio, 65 empresas entre Mafra e Canoinhas demonstraram interesse em contratar o serviço.

Segundo o presidente da SC-Gás, Otmar Müller, o gás será transportado por caminhões até este posto. A partir deste posto será instalado um duto, que chegará até Canoinhas.

Na segunda etapa do projeto, com custo estimado de R$ 169 milhões, o duto que chega até Rio Negrinho será estendido até Canoinhas. Este projeto deve ser concluído em 2027, estima a SC-Gás. Serão 100 quilômetros de dutos.

O diretor comercial da SC-Gás, Rafael Nicolazzi, conta que em 2020 a expansão da rede para Canoinhas já era dada como certa, mas vários fatores como a pandemia e o advento da Guerra na Ucrânia adiaram o investimento. “Temos certeza de que este é o momento certo para iniciarmos o projeto”, comemora ao apresentar o projeto durante a reunião desta terça-feira.

LONGA ESPERA

A região irá receber um novo conceito em distribuição de gás natural chamado de rede estruturante, cujo projeto-piloto foi desenvolvido em Lages. Esse novo conceito não estende os dutos subterrâneos pelos quais passa o gás – que na região param em Rio Negrinho -, mas sim, constrói uma nova estrutura. Em uma área de 3 mil metros quadrados deve ser construída uma central de descompressão do gás liquefeito ou pressurizado. Este gás viria da central da SC-Gás via transporte terrestre. A central deve ser construída em Três Barras e uma rede de 17 quilômetros de tubulação deve ser instalada até Canoinhas. A princípio, essa rede vai da WestRock, em Três Barras, até a CIA Canoinhas de Papel, duas das empresas que mais demonstraram interesse nestes últimos anos pelo gás natural. Isso não significa que a rede não seja estendida caso aumente o interesse pelo gás. Um levantamento junto a postos de combustíveis, por exemplo, deve ser feito. Hoje, o gás natural é a fonte de energia mais barata entre os combustíveis de veículos.

A Agência Reguladora (Aresc) já aprovou o projeto. Um edital foi aberto para licitar uma empresa que vai construir a central em Três Barras e construir a rede até Canoinhas. Empresas oferecem propostas e uma é escolhida. Pode haver judicialização via recursos, o que sempre é previsto em editais de licitação de qualquer esfera.

Se tudo correr bem a obra deve começar no segundo semestre deste ano, tendo a rede de gás apta a operar a partir do segundo semestre de 2025.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

O que é o gás natural?

O gás natural é um combustível fóssil normalmente encontrado em camadas profundas do subsolo, associado (dissolvido) ou não ao petróleo. No Brasil, a maior parte da produção é associada ao petróleo. O gás natural é usado como combustível no transporte e nas usinas termoelétricas, bem como fonte de energia em casas, fábricas e estabelecimentos comerciais. Também pode ser convertido em ureia, amônia e outros produtos usados como matéria-prima em diversas indústrias.

Onde ele é usado? Por quem?

A grande consumidora no Brasil é a indústria, que usa 52% do total produzido. Em seguida, com 33%, está o setor de geração elétrica, com as termoelétricas. Depois vem o uso como combustível automotivo (GNV), com 9%. Outros 4% são usados por cogeração de energia, enquanto o uso residencial e o de estabelecimentos comerciais responde, cada um, por apenas 1% do consumo total.
Qual a diferença para o gás de cozinha?

O gás natural que chega à residência dos consumidores é o encanado. O chamado gás de cozinha, vendido em botijões, é de outro tipo: o gás liquefeito de petróleo (GLP). O primeiro é composto principalmente por metano e etano, enquanto o segundo é uma mistura de hidrocarbonetos, entre eles os gases butano e propano.

Como o gás chega ao consumidor?

Depois de extraído, precisa passar por unidades de processamento, onde é transformado em produtos que servirão de combustível ou matéria-prima para a indústria. Ele também pode ser importado de outros países na forma liquefeita, via navios – nesse caso, precisa passar por um processo chamado “regaseificação”. Já tratado, o gás é transportado por gasodutos até as distribuidoras. 

Quem produz gás natural no Brasil?

Além da Petrobrás, o País tem cerca de 30 outras empresas que produzem gás natural. Mas a estatal responde pela grande maioria da produção. 

Quem fica responsável pela distribuição?

Em geral, a distribuição é feita por Estado (em Santa Catarina pela SC-Gás), na maioria por empresas estatais. Além da Petrobrás, que atua no ES, existem outras 26 distribuidoras no País. A Petrobrás, por meio da Gaspetro, tem participação em 19 dessas companhias. 

Qual o tamanho da Petrobrás nesse mercado?

Segundo o governo, a estatal responde por 77% da produção e por 100% do que é importado. É sócia de 20 das 27 distribuidoras do País e consome 40% da oferta total. A empresa opera quase 100% da infraestrutura, e detém toda a capacidade da malha de transporte, com fatia em todos os dutos.

**JMais

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]

Polícia Militar de Porto União realiza campanha Natal Solidário

A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União iniciou a campanha de natal, com intuito de arrecadar doces, os quais serão distribuídos às crianças do município.  As doações poderão ser entregues na sede da Polícia Militar em Porto União, situada na Rua Nilo Peçanha, 1435 – Bairro São Pedro, até o […]