O evento teve como objetivo promover a interlocução entre os órgãos e a população, integrar e alinhar as ideias
Na tarde desta terça-feira, 28, aconteceu a 6ª Conferência Nacional das Cidades, no auditório do SENAC de Porto União, na Avenida Getúlio Vargas. A conferência teve como tema “Constituir a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”.
Evento que reuniu a prefeitura municipal, as representações das instituições a associações e os munícipes para discutir políticas públicas em busca de uma cidade justa, inclusiva, igualitária e sustentável. Tem por objetivo promover a interlocução entre os órgãos e a população, integrar e alinhar as ideias.
Também construir coletivamente a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), e trilhar caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social. Cujo principal objetivo envolve a promoção da mobilização, sensibilização e interlocução entre o poder público e a sociedade civil sobre assuntos relacionados à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), enquanto propicia a participação popular na formulação de propostas, avaliação da execução da política, e eleição dos conselheiros nacionais.
O QUE É A POLITICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO (PNDU)
A PNDU pode ser definida como um conjunto de ações implementadas e promovidas pelo governo no campo do desenvolvimento urbano. O desenvolvimento urbano é definido pelo planejamento, gestão, transformação e preservação de cidades justas, democráticas e sustentáveis, para garantir o bem-estar e atender às necessidades da população.
Deve promover a criação, gestão, renovação e preservação de áreas urbanas, por meio das políticas setoriais integradas, incluindo infraestruturas, serviços públicos, moradia, transportes, saneamento, áreas verdes e espaços públicos.
DIRETRIZES GERAIS DA PNDU
1. Direito à cidade para todas as pessoas;
2. Moradia digna, segura e bem localizada;
3. Território urbano articulado e eficiente;
4. Cidade protagonista da ação climática;
5. Cidade e natureza integradas;
6. Águas urbanas para a vida;
7. Prosperidade econômica inclusiva e verde;
8. Cidade inteligente;
9. Patrimônio, identidades e saberes regionais;
10. Espaços urbanos acolhedores e seguros;
11. Cidade para todas as gerações;
12. Cidade democrática e participativa;
13. Cidade educadora;
14. Finanças municipais eficientes, inovadoras e justas;
15. Políticas urbanas integradas;
16. Cooperação e parcerias para o desenvolvimento urbano.
Fonte: Portal da Cidade União da Vitória