A Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo é um dos eventos mais tradicionais de Porto União/SC, região do sul do Brasil. Celebrada anualmente, a festa representa não apenas uma homenagem à cultura germânica, mas também uma celebração de suas raízes culturais, mantendo viva uma tradição de quase duas décadas.
Origem e Inspiração
A festa teve início no ano de 2007 através de uma iniciativa da ACIPU – Associação Empresarial de Porto União, com o então Presidente Sr. Aloísio Salvatti, com ao intuito de alavancar o turismo e fomentar a economia local, oportunizando a classe empresarial, um evento para venda e exposição de seus produtos e serviços, inspirada pelas festas alemãs de Santa Catarina, como a Oktoberfest, valorizando assim os costumes da imigração alemã, especialmente a culinária típica e as bebidas artesanais, que fazem parte da identidade local.
No entanto, o evento buscou diferenciar-se com um foco especial em dois itens específicos e extremamente tradicionais de nossa cidade: o Steinhaeger – uma bebida tradicional alemã destilada de zimbro – e o Xixo, um espeto de carne típico das festas regionais, preparado com carne de gado e porco e tempero específico.
O Steinhaeger é uma finíssima bebida, sem elementos químicos e de paladar incomparável. No Brasil, a produção de Steinhaeger deve-se ao trabalho pioneiro do Sr. Wenzel Rulf e de seu filho Gunther Wolfram Rulf que montaram uma destilaria – a Doble W Ltda, em Porto União/SC no ano de 1960.
Outra manifestação gastronômica de Porto União/SC é o famoso xixo de carne bovina e suína, servido originalmente em espeto de arame, com uma argola na extremidade. O Xixo está presente na vida cotidiana da população catarinense, seja nas festas religiosas, nos aniversários, em reuniões, e rodas de amigos. Hoje o Xixo é considerado patrimônio cultural imaterial de Porto União/SC.
Pela sua importância, o evento deu à Porto União/SC o título de Capital Nacional do Steinhaeger e do Xixo, reconhecimento aprovado em 2010 no Projeto de Lei nº 7.075-A, de autoria do então deputado federal Décio Lima.
Desenvolvimento e Evolução
Com o passar dos anos, a Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo foi se consolidando, atraindo visitantes de várias regiões do país. O evento começou a ganhar espaço no calendário turístico regional e tornou-se um ponto de encontro para as famílias e para a comunidade local. A festa, realizada no mês de dezembro, é acompanhada por música típica, danças folclóricas, competições culturais, apresentações de grupos folclóricos e, claro, a degustação dos pratos e bebidas que a tornam única, por sua gastronomia diverisificada.
A programação também passou a incluir o concurso para a escolha da Realeza da Festa, que acontece no mês de agosto, um dos momentos mais aguardados pelos moradores. As candidatas representam grupos folclóricos e participam ativamente na promoção e divulgação de um Baile do Chopp, contribuindo para manter viva a cultura alemã e regional.
Impacto Cultural e Econômico
A Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo tem um papel importante para a cidade de Porto União e toda a região, incluindo União da Vitória/PR, que tem suas fronteiras delimitadas pela linha férrea e pelo majestoso Rio Iguaçu.
Movimentando a economia local com o aumento do turismo e gerando oportunidades para empresas e produtores regionais, a festa contribui para a preservação do folclore e dos costumes germânicos, que são celebrados com orgulho pelos moradores, mas com uma característica única, a festa também recebe principalmente em sua gastronomia e apresentações folclóricas, outras etnias presentes na região.
O evento é organizado pela Associação Empresarial de Porto União (ACIPU), que também organiza o baile de escolha da realeza durante o mês de agosto e atua como um elo entre a comunidade e os empreendedores, promovendo o desenvolvimento e o fortalecimento da festa.
Desde a sua primeira edição, em 2007, a Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo conta com o apoio fundamental da Prefeitura Municipal de Porto União, que, independentemente das mudanças de gestão, permanece comprometida com a valorização da cultura, das tradições e do desenvolvimento econômico local. Esse suporte é visível em diversos aspectos, como infraestrutura, mão de obra e logística, assegurando que a festa aconteça com excelência e continue a se expandir como um dos maiores eventos culturais e turísticos da região.
O impacto econômico do evento é expressivo, alcançando o número de 120 mil visitantes durante os quatro dias do evento, e movimentando mais de 2 milhões de reais, evidenciando a importância da festa para o comércio local e para o fortalecimento da economia regional.
Hotelaria, salões de beleza, barbearias, serviços de transporte, bares, restaurantes, postos de combustível, costureiras, lojas de locações e o comércio local em geral, tem um aumento significativo durante o evento.
O Futuro da Festa
Com o apoio da classe empresarial, Prefeitura Municipal e o engajamento da comunidade, a Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo se destaca como um exemplo de sucesso em eventos culturais. A expectativa é de que, a cada ano, o evento evolua, trazendo mais oportunidades comerciais e turísticas e mantendo as tradições, que fazem parte do coração da festa, reafirmando a importância do encontro, da cultura e do sabor da tradição alemã na vida das cidades gêmeas.
A Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo é, sem dúvida, uma celebração do espírito germânico e da união dos povos, que continuará encantando e fortalecendo a identidade da cidade de Porto União/SC e região.