Curso de Corte e Costura do Sesc realiza desfile de encerramento do ano de 2024 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Curso de Corte e Costura do Sesc realiza desfile de encerramento do ano de 2024


28 de novembro de 2024

Aconteceu na noite desta terça-feira, 26, no Sesc de União da Vitória, um grande evento do curso de Corte e Costura. Como todos os anos, para encerrar as atividades do curso, é realizado um desfile com roupas confeccionadas pelos próprios alunos.

Neste ano de 2024, o tema escolhido foi Brasilidades, e a escolha feita pela professora Mariza, que conduz o curso, foi Moda Chita, onde durante o desfile o púbico pode acompanhar lindo trabalhos realizados em sala de aula. Além de roupas completas, vestidos, camisetas, calças, também foram realizadas customizações de roupas que seriam descartadas e foram repaginadas. 

Ao todo são oito turmas de corte e costura, comportando 10 alunos em cada turma. As aulas são bem dinâmicas e muito animadas em todos os dias. O evento desta terça feira contou com coquetel e apresentação musical.

A moda de chita é um estilo de vestir que utiliza o tecido de chita, um tecido popular brasileiro com estampas florais e cores vibrantes:

  • A chita é um tecido de algodão barato e com uma textura áspera.
  • As estampas mais comuns são florais, com motivos de galhos, folhagens, arabescos e desenhos geométricos.
  • A chita é um símbolo da identidade brasileira e pode ser encontrada em fuxicos de vovó, mas também em passarelas famosas.

A chita é versátil e pode ser aplicada tanto na moda quanto na decoração de interiores e artesanato.

A chita foi trazida para o Brasil pelos portugueses, que a trouxeram da Índia durante os intercâmbios comerciais. No Brasil, o tecido foi estampado com carimbos em instituições chamadas de “chitarias”.

Corte e Costura Sesc-PR

O curso desenvolve no aluno habilidades de Corte e Costura e Artesanato, bem como abrange o correto manejo nas máquinas, produzir e reproduzir roupas e acessórios, acabamentos, reparos de roupas, modelagem, entre outros, de modo que é possível empregar estilo e criatividade em suas criações e a capacidade de exercer uma atividade de complementação de renda. Desta forma, o curso proporciona de forma fácil e prática diversas habilidades, a saber:

  • Desenvolvimento das habilidades manuais
  • Aperfeiçoamento da técnica com os fundamentos da costura e da moda
  • Reformas e ajustes
  • Customização de peças
  • Manuseio das máquinas de costura
  • Interpretação e criação de moldes
  • Aplicação de tecidos
  • Artesanato

O espaço conta com máquinas de costuras domésticas e industriais, com orientação e acompanhamento de profissional capacitado.

Periodicidade dos encontros: Mensal, Turmas 1x por Semana.

Faixa etária: A partir de 13 anos, sem máxima idade limite.

Observação: Não há necessidade de conhecimento prévio em costura para participação nas aulas. Então venha aprender e desenvolver sua criatividade e inovação no SescPR!

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Assistência Social promove Dia D para confecção de Carteirinha de Autista em União da Vitória

Ação será nesta quinta-feira, 10 de abril, na Secretaria Municipal de Assistência Social A Secretaria Municipal de Assistência Social realizará nesta quinta-feira, 10 de abri, o Dia D do Autismo, com atendimento especial, das 7h às 18h, para a solicitação e confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), municipal […]

Acidente na rotatória da rodoviária de Porto União deixa duas mulheres feridas

Por volta das 7h50min desta segunda-feira (7), um acidente de trânsito foi registrado na Avenida Getúlio Vargas, na rotatória em frente da Rodoviária de Porto União.No local, em conversa com a condutora de um veículo Toyota SW4 com placas de Porto União, relatou que fazia a conversão na rotatória e não viu a ciclista, vindo […]

Secretaria Estadual registra a terceira morte por Chikungunya em Santa Catarina

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria da Vigilância Epidemiológica (DIVE), confirma que a terceira morte pela doença foi de uma mulher de 80 anos, em Xanxerê. O primeiro caso aconteceu em Florianópolis, no dia 1º de janeiro, com um homem de 83 anos e o segundo com uma idosa de […]