Durante este dia será realizada a coleta do exame preventivo e solicitação de mamografias

A Secretaria Municipal de Saúde de União da Vitória realizará neste sábado, 22, o Dia D da Saúde da Mulher. Neste dia, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para o atendimento específico das mulheres, com coleta do exame preventivo para mulheres acima de 25 anos e solicitação de mamografias de rastreamento para mulheres acima de 50 anos, e mulheres com histórico de câncer na família.
A secretária de Saúde, dra. Sônia Guzzoni Drozda, destaca que a realização do exame preventivo, tanto de colo de útero, quanto a mamografia são fundamentais para o diagnóstico precoce de câncer e de outras doenças. “A realização desses exames, bem como consultas periódicas ajudam no diagnóstico precoce do câncer, podendo iniciar os tratamentos o mais rápido possível e aumentando as chances de cura da doença”, afirmou a secretária.
O atendimento será realizado das 8h às 12h e das 13h às 16h, e busca oferecer um dia especial para as mulheres de União da Vitória. “Sabemos que nossa rotina é cansativa, e por isso todas as UBS´s estarão abertas neste sábado, para poder atender a você mulher que não conseguir receber o atendimento durante a semana”, destacou Sônia.
Para receber o atendimento não é necessário fazer agendamento, apenas seguir algumas orientações como:
Não estar menstruada;
Não estar usando pomada e cremes vaginais;
Não ter relação sexual dois dias antes do exame;
Não realizar ducha higiênica no dia da coleta.
Serviço:
Dia D da Saúde da Mulher
Sábado, 22 de março
Das 8h às 12h e das 13h às 16h
Todas as Unidades Básicas de Saúde do município
Imagem/Texto: Assessoria da Prefeitura de União da Vitória