
A Câmara de Vereadores de Porto União realizou nesta segunda-feira, 2 de fevereiro , às 19h, a 1ª Sessão Ordinária do ano, no Plenário da Casa Legislativa. A sessão marcou o início dos trabalhos legislativos de 2026 e foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Sandro Luciano Calikoski. Durante a sessão da Câmara de Vereadores, parlamentares apresentaram indicações e pedidos de esclarecimentos ao Poder Executivo envolvendo bem-estar animal, organização urbana, esporte, lazer e serviços públicos. Entre as propostas, está a solicitação para que passe a constar de forma expressa, em autorizações, alvarás e licenças para eventos públicos e privados, a proibição do uso de fogos de artifício com estampido, incluindo a previsão de penalidades administrativas em caso de descumprimento, além de medidas de regulamentação, divulgação e fiscalização da norma.
Durante os debates, os vereadores Fernando Barulho e Ana Cristina solicitaram esclarecimentos sobre a oscilação nos valores das contas de água e esgoto, que, segundo eles, apresentaram aumento significativo nos últimos meses, gerando aumento da procura do PROCON em Porto União. O pedido busca entender os critérios utilizados para a cobrança e os motivos do reajuste percebido pela população.
Já o vereador Luiz Alberto Pasqualin cobrou melhorias urgentes na manutenção das roçadas no município. Ele apresentou um vídeo com registros de diversos pontos que, de acordo com ele, necessitam de atenção imediata, especialmente em áreas escolares, considerando o início do ano letivo.
Notícia – O atendimento de emergência da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) pelo telefone 190 apresentou instabilidade na manhã desta segunda-feira (2). De acordo com a corporação, o problema ocorre no Centro de Operações Policiais Militares, que enfrenta falhas em seus sistemas de atendimento.
Equipes técnicas do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina já estão atuando para identificar as causas e restabelecer a normalidade do serviço o mais rápido possível, garantindo o retorno pleno do atendimento à população.
Enquanto a instabilidade persiste, a PMSC orienta que o cidadão utilize o aplicativo PMSC Cidadão, disponível gratuitamente para Android e iOS, por meio do qual é possível solicitar apoio policial, enviar fotos, vídeos e áudios. Como alternativa, a recomendação é procurar diretamente a unidade da Polícia Militar mais próxima para registrar a ocorrência e receber o atendimento necessário.


