Bituruna adquire o Kit para captura de imagens e confecção de CTPS » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Bituruna adquire o Kit para captura de imagens e confecção de CTPS


12 de fevereiro de 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Bituruna está com os novos equipamentos no posto de identificação do Ministério do Trabalho para confecção e captura de imagens do CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) do município, totalmente informatizado, e visa atender à população com muito mais agilidade e precisão na hora da emissão da carteira de trabalho. Com a inovação, muda a forma de captação da imagem do interessado, feita no local e na hora, a leitura das impressões digitais, agora por biometria, e o prazo de entrega, de até 20 dias.

Para o secretário de Administração e Finanças, Alaídes Ribas, juntos, o lançamento do novo sistema e a retomada dos serviços no posto este ano são um verdadeiro avanço. “Hoje conseguimos trazer para a nossa cidade e oferecemos, a partir de agora, o que há de mais moderno no serviço, sempre primando pela qualidade no atendimento à população”.

De fato, muita coisa muda com o novo Kit de CTPS. Todos os procedimentos que agora se apresentam rápidos, higiênicos e sem custos (no caso da fotografia), antes eram bem diferentes. Para começar, as fotos precisavam ser trazidas pelo usuário, que também sujava os dedos para o registro da impressão digital. E isso tudo para somente após cerca de 40 dias obter o documento.

“Este é um passo importantíssimo para a cidade de Bituruna porque a coloca em posição de destaque a nível estadual. O município é um dos pioneiros no novo sistema”, argumenta a coordenadora da Tecnologia da Prefeitura de Bituruna, Daniele Padilha.

 

Dados do serviço:

 

Em Bituruna, o posto de identificação do Ministério do Trabalho atende cerca de 20 pessoas por dia. O setor é responsável pela emissão do CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).

 

CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social):

 

Na nova carteira de trabalho – CTPS emitida por meio informatizado – é valorizada a segurança contra fraudes. O documento possui capa azul em material sintético mais resistente de que o usado no modelo anterior é confeccionado em papel de segurança e traz plástico auto-adesivo inviolável que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo, que costumam ser as mais falsificadas.
Tais mudanças contribuíram para assemelhar muito a nova CTPS ao passaporte. Na verdade, a carteira de trabalho não deixa de ser um passaporte para que o cidadão tenha protegidos direitos trabalhistas e previdenciários, como salário regular, férias, décimo terceiro salário, repouso remunerado e aposentadoria. A cor da carteira de trabalho do estrangeiro no Brasil passa a ser verde e não azul, como a dos brasileiros.

 

Serviço:

 

A Seção de Identificação de CTPS do Ministério do Trabalho fica no prédio da Prefeitura de Bituruna, na avenida. Dr Oscar Geyer, 489 – Centro – 84.640-000 – Bituruna-PR. ctps84@bituruna.pr.gov.br. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 ás 16h30. Mais informações no telefone (42) 3553 – 8088.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Corpo de Bombeiros de União da Vitória recebe novas viaturas e anuncia mais investimentos

Imagem assessoria O Corpo de Bombeiros de União da Vitória recebeu, na manhã deste sábado, dia 20, duas novas viaturas que passam a integrar a frota operacional da corporação. Os veículos foram adquiridos com recursos do Governo do Estado do Paraná, por articulação do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Hussein Bakri, e […]

TST impõe limite à greve dos Correios e determina manutenção de 80% do efetivo

Imagem de reprodução O Tribunal Superior do Trabalho determinou que os trabalhadores dos Correios mantenham 80% do efetivo em atividade durante a greve da categoria, iniciada na terça-feira, dia 16. A decisão liminar foi assinada na sexta-feira, dia 19, pela ministra Kátia Magalhães Arruda, após pedido feito pela estatal contra os sindicatos que representam os […]

Corinthians fatura quase R$ 100 milhões com título e provoca festa que tomou as ruas de Porto União

Imagem de reprodução O Corinthians conquistou a Copa do Brasil ao vencer o Vasco por 2 a 1, em pleno Maracanã, e o título rendeu muito mais do que taça e vaga na Libertadores: garantiu ao clube paulista uma premiação que chega a quase R$ 100 milhões. Somando os valores recebidos em todas as fases […]