Bituruna adquire o Kit para captura de imagens e confecção de CTPS » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Bituruna adquire o Kit para captura de imagens e confecção de CTPS


12 de fevereiro de 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Bituruna está com os novos equipamentos no posto de identificação do Ministério do Trabalho para confecção e captura de imagens do CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) do município, totalmente informatizado, e visa atender à população com muito mais agilidade e precisão na hora da emissão da carteira de trabalho. Com a inovação, muda a forma de captação da imagem do interessado, feita no local e na hora, a leitura das impressões digitais, agora por biometria, e o prazo de entrega, de até 20 dias.

Para o secretário de Administração e Finanças, Alaídes Ribas, juntos, o lançamento do novo sistema e a retomada dos serviços no posto este ano são um verdadeiro avanço. “Hoje conseguimos trazer para a nossa cidade e oferecemos, a partir de agora, o que há de mais moderno no serviço, sempre primando pela qualidade no atendimento à população”.

De fato, muita coisa muda com o novo Kit de CTPS. Todos os procedimentos que agora se apresentam rápidos, higiênicos e sem custos (no caso da fotografia), antes eram bem diferentes. Para começar, as fotos precisavam ser trazidas pelo usuário, que também sujava os dedos para o registro da impressão digital. E isso tudo para somente após cerca de 40 dias obter o documento.

“Este é um passo importantíssimo para a cidade de Bituruna porque a coloca em posição de destaque a nível estadual. O município é um dos pioneiros no novo sistema”, argumenta a coordenadora da Tecnologia da Prefeitura de Bituruna, Daniele Padilha.

 

Dados do serviço:

 

Em Bituruna, o posto de identificação do Ministério do Trabalho atende cerca de 20 pessoas por dia. O setor é responsável pela emissão do CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).

 

CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social):

 

Na nova carteira de trabalho – CTPS emitida por meio informatizado – é valorizada a segurança contra fraudes. O documento possui capa azul em material sintético mais resistente de que o usado no modelo anterior é confeccionado em papel de segurança e traz plástico auto-adesivo inviolável que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo, que costumam ser as mais falsificadas.
Tais mudanças contribuíram para assemelhar muito a nova CTPS ao passaporte. Na verdade, a carteira de trabalho não deixa de ser um passaporte para que o cidadão tenha protegidos direitos trabalhistas e previdenciários, como salário regular, férias, décimo terceiro salário, repouso remunerado e aposentadoria. A cor da carteira de trabalho do estrangeiro no Brasil passa a ser verde e não azul, como a dos brasileiros.

 

Serviço:

 

A Seção de Identificação de CTPS do Ministério do Trabalho fica no prédio da Prefeitura de Bituruna, na avenida. Dr Oscar Geyer, 489 – Centro – 84.640-000 – Bituruna-PR. ctps84@bituruna.pr.gov.br. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 ás 16h30. Mais informações no telefone (42) 3553 – 8088.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

2 respostas para “Bituruna adquire o Kit para captura de imagens e confecção de CTPS”

  1. João Alfredo disse:

    Muito interessante esse novo sistema. Minha dúvida é referente ao valor investido no kit, compensa?. Seria interessante repassar aos demais municípios.

  2. Edgar da Silva Faria disse:

    Sou de Pernambuco, preciso saber onde encontro esse KIT, PARA EMISSÃO DE CARTEIRA PROFISSIONAL, SERÉ Q VALE APENA COMPRAR?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]