
Imagem J Mais
A previsão de temporais começou a se confirmar na tarde desta sexta-feira, 11 de setembro, na região. Paula Freitas registrou chuva de granizo, enquanto a Defesa Civil alertou para a possibilidade de tempestades severas, com fortes rajadas de vento, raios, granizo e chuva intensa. A instabilidade está associada ao avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil, que deve atingir União da Vitória e municípios próximos. Os acumulados podem ultrapassar 50 milímetros, chegando perto de 100 milímetros em alguns pontos. Informações sobre volumes muito superiores que circulam nas redes sociais não correspondem à previsão meteorológica atual.
Em Três Barras, no Norte de Santa Catarina, um fenômeno meteorológico severo, com características de tornado, atingiu a localidade de São João dos Cavalheiros por volta das 15h30, nas proximidades da BR-280. O Corpo de Bombeiros foi acionado inicialmente para atender destelhamentos, mas, ao chegar ao local, constatou danos em diversas propriedades. Foram registrados destelhamentos parciais e totais, danos em estruturas de madeira, além da queda de árvores e galhos e da dispersão de telhas e outros materiais pelos terrenos.
O temporal também provocou danos na rede de distribuição de energia elétrica da região. Diante da previsão de novas instabilidades, a orientação é que os moradores acompanhem os comunicados oficiais da Defesa Civil, evitem áreas de risco e não se aproximem de estruturas danificadas ou da rede elétrica. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.



