Programa Saúde na Escola discute novas atividades » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Programa Saúde na Escola discute novas atividades


2 de abril de 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As equipes da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde estiveram reunidas nessa segunda-feira, 31, e terça-feira, 1º, para uma reunião sobre o Programa Saúde na Escola (PSE). Também participaram do encontro os representantes das unidades de ensino beneficiadas pelo projeto.

No encontro de segunda-feira os participantes abordaram assuntos referentes a capacitação dos profissionais para trabalharem com direitos sexuais, direitos reprodutivos e prevenções das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Na terça-feira a equipe discutiu questões relacionadas a capacitação dos profissionais para o desenvolvimento de atividades relacionadas a prevenção do uso do álcool, tabaco e drogas.

Os profissionais envolvidos com o projeto são divididos em três Grupos de Trabalho Intersetorial (GTI), dois da saúde e um da educação, para a aplicação das atividades. Estão beneficiadas pelo projeto os Centros de Educação Infantil Vovó Cecília, Antiocho Pereira, Maria Gaioski Busch, a Escolas Municipais Professor Bronislau Kapusniak e Boleslau Sobota e os Colégios Estaduais Helena Kolody e Estanislau Wrublewski.

Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O projeto tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, e comunidade escolar. No PSE a criação dos Territórios locais é elaborada a partir das estratégias firmadas entre a escola, a partir de seu projeto político-pedagógico e a unidade básica de saúde. O planejamento destas ações do PSE considera: o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do escolar e a capacidade operativa em saúde do escolar.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Idosa de 101 anos é confundida com bebê por sistema de companhia aérea

A enfermeira aposentada nasceu em 1922 e viaja constantemente para visitar a família. Erro da companhia aérea gera risadas e incômodos A companhia aérea American Airlines vem causando um transtorno na vida de Patricia – que não quis divulgar o seu sobrenome. A enfermeira aposentada tem 101 anos de idade, mas é constantemente confundida com um bebê. O […]

Celesc abre concurso para níveis médio, técnico e superior com salários de até R$ 11,2 mil

A Celesc lançou nesta terça-feira (30) o edital de concurso com vagas de níveis médio, técnico e superior. O certame visa ao preenchimento de duas vagas de analista de sistemas e a formação de cadastro de reserva para o chamamento dos aprovados conforme haja necessidade, enquanto o concurso tiver validade. As funções têm cargas horárias […]

Tempo em SC: previsão indica maio com chuva acima da média

Instabilidade volta a ganhar força entre quinta e sexta-feira As primeiras semanas de maio serão marcadas por chuva frequente em Santa Catarina. De acordo com a equipe de Meteorologia da Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC), as chuvas e os temporais têm início neste final de semana e começo de maio, tendo maior concentração […]