O prefeito Antonio Luis Szaykowski e o vice-prefeito, Edison José Warken, participaram nesta quarta-feira, 4, no auditório da Câmara Municipal, da abertura das atividades do “Programa Jovem Vereador”. Esteve também presente no evento o vereador e presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Matzenbacher, vereadores, os integrantes do projeto e os alunos da Escola Municipal Professor Bronislau Kapusniak.
O projeto está sendo desenvolvido pela professora do Colégio Estadual Barão do Cerro Azul, Simone Aparecida Otto, através do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).
O “Programa Jovem Vereador” tem como objetivo propiciar o conhecimento da importância e das origens da Política, para compreender a realidade atual de um modo mais positivo, formando cidadãos e cidadãs mais conscientes, melhorando a Política existente.
A professora Simone escolheu o tema “História Política e Formação Cidadã através do Legislativo Municipal” por acreditar que a participação política é construída historicamente e que o envolvimento das pessoas resulta no processo histórico político por eles vivido. O trabalho também pode proporcionar o conhecimento da importância e das origens da Política para a compreensão e a realidade atual de um modo mais positivo. “O objetivo principal da educação brasileira está em promover a construção de personalidades autônomas e críticas, que exerçam os princípios democráticos previstos na Constituição e que atuem de forma competente na sociedade em que vivem”, acredita.
O “Programa Jovem Vereador” é composto por 11 estudantes, número equivalente aos vereadores do município. São cinco representantes do Colégio Estadual Barão do Cerro Azul, quatro do Colégio Estadual Estanislau Wrublewski e dois do Colégio Estadual Helena Kolody. Dos 11 projetos elaborados, apenas três escolhidos entre os próprios finalistas, serão encaminhados para futuro aproveitamento à Câmara Legislativa. A escolha será através do voto individual e aberto.
Confira as propostas dos projetos desenvolvidos pelos jovens vereadores.
Amanda Samara Holocheski – Ficha limpa municipal na nomeação de servidores a cargos comissionados;
Deisiane Kseniuk – Concessão de uso da área de lazer na linha Salva Vidas;
Morgana Wollinger Gauer – Toque de recolher para menores e enfrentamento de situações na área da infância e da juventude, na preservação (recomendação do horário) quanto na proteção (recolhimento dos menores em risco) fazendo valer a lei que rege no estatuto da criança e do adolescente;
Patrícia Caldas – Mobilidade urbana mais precisamente contra depredação de patrimônio público nas áreas de passeio-calçadas;
Sirlene Maria Hutchok – Ambulatório Móvel Veterinário;
Ana Aparecida Haziak – Citricultura;
Erica Elaine Wionzek – Coleta do lixo inorgânico no interior de Cruz Machado;
Sandra Bigosinski – Aquisição de livros para a Escola Municipal DR. Lauro Müller Soares;
Vanessa Luczynski – Restauração e preservação da primeira igreja construída em Cruz Machado, na localidade do Rio do Banho;
Tamara Lotek – Lan House Comunitária;
Rafael Brito de Miranda – Restaurante Popular.