Enchente coloca Bituruna em situação de calamidade pública » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Enchente coloca Bituruna em situação de calamidade pública


10 de junho de 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito de Bituruna decretou situação de calamidade pública neste domingo, 8 de Junho, em função das fortes chuvas que caíram na região e provocaram inundações.

As chuvas começaram a cair em toda a região na quinta-feira, 5, provocando o  aumento do volume de água de córregos e rios que cortam o município. A maioria deles transbordou, começaram a descer com grande quantidade de água barrenta.

Desde da 1h da manhã do sábado, 7, servidores da Prefeitura de Bituruna começaram a monitorar  a situação dos moradores das ruas localizadas próximas à  beira do rio, no centro da cidade e, também, nos bairros. Estas áreas começaram a correr o risco de serem alagadas.  O nível da água do rio subiu e represou muitas áreas do município, a Prefeitura contabiliza á transferência de mais de 80 famílias alojadas em prédios escolares da cidade, e também famílias que mudaram para casas de parentes e amigos.

A Prefeitura durante este período disponibilizou todos os seus caminhões e carros, juntamente com motoristas e garis, inclusive, os que estavam fora do horário de trabalho, para auxiliarem na remoção das famílias atingidas pelas águas do rio. Comerciantes e empresários, também, solidarizaram com a situação e auxiliaram nos trabalhos. Além dos carros, equipes das áreas de saúde e assistência social acompanham as famílias desabrigadas. As famílias sob responsabilidade do município recebem café da manhã, almoço e jantar, além de acompanhamento médico quando necessário.  O prefeito, José Constantino de Lara Ribas acompanha pessoalmente os trabalhos nas áreas afetadas  reafirmando o total apoio do poder público municipal às famílias atingidas.

Ainda neste domingo, o sol voltou a sair no fim da tarde e as águas do rio baixaram bastante deixando um rastro de lama e muita sujeira.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Em um mês, casos de coqueluche aumentaram 86% no Paraná e chegam a mil confirmações

O número de casos confirmados de coqueluche subiu 86% nos últimos trinta dias no Paraná, passando de 537 para 1.000. Crianças e adolescentes são os grupos mais afetados pela doença. Se comparado a julho, o aumento foi de 880%, quando o Estado contabilizava 102 casos. Os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) […]

Vaca dá à luz a quatro bezerros de uma só vez em Papanduva

Uma vaca deu à luz quadrigêmeos: duas novilhas e dois bezerros, na semana passada em uma propriedade rural do município de Papanduva, evento altamente incomum em bovinos, devido às características biológicas da espécie. O normal é que após um período gestacional de 280 a 290 dias, a vaca crie somente um bezerro ou no máximo […]

Operação da Receita Estadual apreende R$ 2,2 milhões em mercadorias com fraudes fiscais

A 5º Delegacia Regional da Receita Estadual de Guarapuava promoveu nesta semana uma operação externa de fiscalização para verificar a existência de notas fiscais irregulares em cargas transportadas e combater ações de sonegação fiscal que prejudiquem a concorrência leal e resultem na evasão de ICMS. De acordo com balanço parcial, a equipe de fiscalização verificou […]