Exposição de Paulo Leminski está aberta no Castelinho » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Exposição de Paulo Leminski está aberta no Castelinho


2 de setembro de 2014

Foto: Marciel borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

As comemorações dos 97 anos de Porto União ganharam cores nesta segunda-feira, 1° de setembro, com a abertura da exposição Paulo Leminski em Cores e Formas, na Casa Cultural Aníbal Khury, o Castelinho. A exposição conta com pinturas, poesias, representações em peças de roupas, haicais e outros artigos eu chamam atenção para o que o escritor curitibano expressava em sua arte.

O trabalho foi produzido por alunos da professora Ana Inêz Schreiner, do Colégio José de Anchieta, trabalhado em sala de aula e transformado em arte. “Esse trabalho nasceu da proposta da caravana da poesia, esse ano sobre a literatura de Paulo Leminski. Os trabalhos dos alunos foram se desenvolvendo a medida que fomos conversando sobre as biografias”, explica professora Ana. Uma curiosidade da exposição é a criação dos alunos de um Parangolinski, que é a união da literatura de Leminski com o parangolé de Hélio Oiticica.

“Embora Paulo Leminski tenha sido considerado uma pessoa de difícil interpretação, mas foi um artista, que gostava muito do trabalho da nossa artista Helena Kolody”, destacou a coordenadora do Castelinho, Therezinha Wolff. “Trabalhou na época da bossa nova, da revolução de 64, onde muitos artistas tiveram problemas, pois iam contra as coisas que aconteciam no país e com isso muito aconteceu de bom e de novo com a arte”, disse.

O prefeito Anízio de Souza esteve presente na abertura da exposição e enfatizou que o objetivo da criação da Secretaria de Cultura e Turismo é o de incentivar a divulgação do trabalho dos artistas da região. “Hoje vemos esse bonito trabalho feito por alunos expressando em diversas formas a arte de Paulo Leminski. Esse é mais um momento muito importante da cultura de Porto União”, disse Anízio.

 

Durante a abertura os alunos realizaram duas apresentações musicais com tema relacionado a Paulo Leminski, numa visão da atualidade.

Acompanhe as duas musicas cantadas na noite desta segunda-feira, que marca a exposição.

No FanPage da Rádio Colmeia, o ouvinte e leitpor da Colmeia tem a oportunidade de ver em vídeo a apresentação.

https://www.facebook.com/video.php?v=881185715225442&set=vb.443970262280325&type=2&theater

Serviço:

 

A exposição segue até o dia 17 de setembro das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. O Castelinho fica na rua Coronel Belarmino, 435, na esquina com a rua XV de Novembro, área central de Porto União.

Professora Ana Inez, comentando sobre o trabalho exposto Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Professora Ana Inez, comentando sobre o trabalho exposto
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Prefeito Anízio de Souza, junto a coordenadora do Castelinho Therezinha Wolff Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Prefeito Anízio de Souza, junto a coordenadora do Castelinho Therezinha Wolff
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]